Coluna MG 12 Setembro

Greve na coleta de lixo em Varginha
Coletores de lixo entram em greve por melhorias nas condições de trabalho em Varginha (Reprodução)

Rede de Notícias do sindijori MG

Greve na coleta de lixo em Varginha

Há duas semanas o contribuinte de Varginha ouve falar de uma provável paralisação na coleta de lixo, que foi deflagrada na sexta-feira. Os trabalhadores pedem aumento de salário (o piso é de R$ 1.290,00); manutenção das horas-extras combinadas; pagamento do banco de horas-extras; pagamento de insalubridade aos motoristas; pagamento de férias vencidas; EPIs; reavaliação da aposentadoria; revisão dos caminhões; melhores condições de trabalho na prefeitura. O prefeito de Varginha Vérdi Lúcio Melo disse que não pode conceder reajuste salarial em ano eleitoral. Até gostaria de conceder o reajuste, porque é uma classe que merece, trabalha muito, em condições que poucas pessoas gostariam de trabalhar, disse Vérdi. (Blog do Madeira – Varginha)

Parceria incentiva startups

Nesta terça-feira, 13, a Fundação Percival Farquhar (FPF) e a Univale, juntamente com o Galpão 205 e a FCJ, receberão empresários e parceiros para o evento que irá marcar o início da operação 205 Ventures. Esta parceria foi firmada no mês de maio deste ano e já colhe frutos que serão apresentados no evento. A 205 Ventures tem como objetivo incubar, acelerar e tracionar startups que tragam soluções para as mazelas da população em risco social e de baixa renda, com dificuldade em moradia, saúde, infraestrutura, saneamento básico, educação, cultura, lazer, entre outras. (Jornal da Cidade – Governador Valadares)

Empresa fará laudo de creche

A Prefeitura de Muzambinho contratou uma empresa especializada em engenharia para elaboração de laudos estruturais dos imóveis do Clube Recreativo e da torre d’água da Creche dos Imigrantes. “Para que as medidas necessárias sejam tomadas, precisamos de um laudo técnico mostrando o que está comprometido dos prédios. Com esse laudo é que engenheiros e técnicos capacitados vão poder tomar decisões sobre o que fazer. Tanto o Clube como a Creche exigem soluções complexas, temos consciência e responsabilidade. São problemas que se arrastam há mais de dez anos e não foram resolvidos em outras gestões”, falou o prefeito da cidade durante a visita técnica. (A Folha Regional – Muzambinho)

“Caravana Viva Livre” em Araguari

O projeto “Caravana Viva Livre” da Secretaria da Juventude e Políticas sobre Drogas, em parceria com a Secretaria de Educação de Araguari tem a finalidade de promover a reflexão e a sensibilização das crianças nas escolas, através de informações de qualidade e diálogos interativos, leves e precisos, com palestras lúdico-pedagógicas, concursos de redação e atividades esportivas e culturais; fazendo assim a prevenção primária ao uso e dependência química de álcool e outras drogas. De acordo com a prefeitura, o projeto acontece em várias localidades do município (Gazeta do Triângulo – Araguari)

Divinópolis fará castração

Termo de Ajuste de Conduta proposto pelo Ministério Público obriga a Prefeitura de Divinópolis cadastrar cães e gatos do município para vacinação, que propiciará a implantação de políticas públicas de proteção animal com a adesão do município ao projeto de Vacinação de Cães, patrocinado pela empresa Samarco, em parceria com uma ONG de Juiz de Fora, garantindo a vacinação de três mil animais da cidade  entre os dias 14 a 17 de setembro. A imunização combaterá as seis principais doenças que acometem a população canina: a cinomose; a parvovirose; a leptospirose; a hepatite infecciosa; parainfluenza e a coronavirose canina, uma doença causada por um tipo de coronavírus (diferente do causador da Covid-19). (Divinews – Divinópolis)

Fogo consome a Mata do Limoeiro

Desde a madrugada desta segunda-feira (12), brigadistas combatem a um incêndio no Parque Estadual Mata do Limoeiro, em Ipoema, distrito de Itabira. Segundo Alex Amaral Oliveira, gerente do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e responsável pela unidade ambiental, o enfrentamento às chamas começou por volta das 4h e prossegue neste momento, com três equipes atuando em diferentes frentes. Essa já é considerada a pior queimada em quase uma década. ( De Fato On Line – Itabira)

Semana da Cachaça na Zona da Mata

Ter na cachaça um patrimônio do estado nem sempre foi tão bem aceito. Isso porque, por mais tradicional e significativa que seja sua produção, outras definições foram sendo somadas ao seu conceito e ganhando até adjetivos mal vistos. Olhar para ela como resgate popular e entender sua importância na persistência de uma Minas verdadeira, daquilo que é colhido na terra, é a intenção da primeira Semana da Cachaça da Zona da Mata, promovida pelo Reza Forte e pelo sommelier João Simoncini. O evento tem início nesta terça-feira (13), Dia Nacional da Cachaça, e se estende até a quinta-feira (15). (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)