IMA investiga cancro cítrico em Teófilo Otoni

Coluna MG 23 Julho

IMA investiga cancro cítrico em Teófilo Otoni
O IMA estará trabalhando durante toda essa semana na Lajinha com 05 equipes, contando com 02 fiscais agropecuários e 09 fiscais assistentes, com o uso de 05 veículos (Diário Tribuna)

IMA investiga cancro em Teófilo Otoni

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) está realizando uma força tarefa de levantamento fitossanitário do cancro cítrico em Teófilo Otoni, e nesta semana a ação está acontecendo na comunidade da Lajinha. O coordenador dos trabalhos, o engenheiro agrônomo Jaeder Lopes Vieira, informou que o IMA trabalha com a defesa sanitária vegetal e animal, e na Lajinha já foram feitas coletas em 09 produtores de mudas cítricas, tendo testado positivo 07 deles, ou seja, 77,78% das amostras de mudas de citros deram positivo para o cancro cítrico. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

OAB MG faz Refis de anuidades

A OAB Minas lançou a campanha “OAB Refis: Em dia com o Fortalecimento da Advocacia” . O maior programa de regularização de anuidades já realizado pela Seccional Mineira. Entre os benefícios do programa está o desconto de até 100% de juros e multas e o pagamento em até 30 parcelas. Somente com a contribuição de toda a advocacia a OAB-MG poderá garantir o acesso às melhorias estruturais, aos ganhos de benefícios e, principalmente, na promoção da valorização da advocacia mineira. (Ascom OAB MG)

Crea fiscaliza cerca de 230 obras

Cerca de 230 obras e empresas em Juiz de Fora são alvos de uma força-tarefa promovida, na cidade, pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), no decorrer desta semana. As blitze têm como objetivo fiscalizar a atuação de profissionais nas áreas de engenharia, agronomia e geociências. Segundo o Crea, a ação conta com fiscais de outras regiões, potencializando a fiscalização de rotina e “promovendo a segurança da sociedade e dos contratantes”. Conforme declaração do inspetor-chefe do órgão em Juiz de Fora, estão sendo verificados os desempenhos de profissionais habilitados, com a Anotação de Responsabilidade Técnica, na construção civil, em indústrias, empresas e hospitais. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Sem moradia, famílias ocupam casas

Sem moradias próprias e sem conseguirem pagar aluguel, 17 famílias ocupam casas em construção no bairro Quinta dos Inconfidentes, popularmente conhecido como “Country”, em Itabirito. São, aproximadamente, 50 pessoas, incluindo idosos, jovens e crianças, que se uniram em busca de condições de sobrevivência.  Apesar de estarem residindo nas casas de um condomínio em construção, o local não possui água encanada, luz e banheiros. Assim, muita das vezes, dependem de favores de vizinhos e amigos que se compadecem com a situação. De acordo com os ocupantes, o local estava abandonado há cerca de 12 anos. (O Liberal – Ouro Preto)

Programa da Cenibra prepara jovens

Na Cenibra, jovens com idade entre 17 e 24 anos, residentes em municípios onde a empresa atua, estão tendo a oportunidade de se capacitarem para o ingresso no mercado de trabalho, por meio do Programa “Agro Aprendiz”, que oferece o curso Aprendizagem em Auxiliar Administrativo e Financeiro. O objetivo é auxiliar os jovens a se qualificarem para o mercado de trabalho. Recentemente, a Cenibra abriu novas vagas para a região de Guanhães, onde a empresa mantém um escritório de apoio às operações de manejo florestal. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

Comdicau arrecadou quase R$642 mil

Com campanha intensa no ano de 2022, as doações ao Fundo da Criança e do Adolescente e também ao Fundo Municipal dos Direitos dos Idosos de Uberaba (FMDI) conseguiram arrecadar R$641.811,36 para as instituições filantrópicas que auxiliam esses cidadãos. Segundo o presidente do Comdicau (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Willian De Brito, esse valor representa 42,61% a mais do que o arrecadado em 2021. Willian conta que a arrecadação deve chegar aos cofres públicos, nas contas do idoso e do adolescente, nos próximos dias. A campanha de arrecadação, que levou o nome “Você pode ajudar as crianças e idosos de Uberaba, sem colocar a mão no bolso” contou com diversos parceiros. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Câmara investe em cirurgias eletivas

O presidente da Câmara de Muriaé, acompanhado de parte dos vereadores, encontrou-se com o prefeito Marcos Guarino e parte de seu secretariado na Prefeitura para realizar a repasse simbólico de R$ 300 mil, economizados nos três primeiros meses deste ano. Este recurso será distribuído R$ 250 mil para cirurgias eletivas, a fim de amenizar a grande fila vivenciada hoje pelo SUS, devido, principalmente à pandemia; e os outros R$ 50 mil serão distribuídos para algumas instituições de Muriaé. (Gazeta de Muriaé)

Poços terá usina de geração solar

Energia limpa e sustentável faz parte dos planos das empresas DME ao colocar em prática a construção de uma usina de energia solar fotovoltaica, que transforma radiação solar em energia elétrica. “Este empreendimento irá diversificar nossas fontes de geração de energia, proporcionando energia não poluente e renovável, aumentando a produção em nosso município”, diz o diretor superintendente da DME Energética Marcelo Dias Loichate. A usina será instalada na zona sul, próxima ao aterro sanitário (BR 146, km 534) e vai ocupar uma área de 140 mil metros quadrados (14 hectares), com previsão de instalação de 19.000 placas fotovoltaicas. (Jonral Mantiqueira – Poços de Caldas)