Justiça manda prefeitura de Montes Claros pagar cirurgias

Coluna MG 26 Outubro

Justiça manda prefeitura de Montes Claros pagar cirurgias
Por ordem judicial, Prefeitura de Montes Claros terá que pagar mais de R$ 20 mil para prestadores de serviço (Gazeta Norte Mineira)

Justiça manda prefeitura pagar cirurgias

A Justiça mandou a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros a pagar duas cirurgias, de prostatectomia e de uretroplastia autógena, implicando em despesa de R$ 8 mil e R$ 16 mil, respectivamente. O primeiro processo é para o procedimento de prostatectomia, em atendimento à ordem judicial prolatada nos autos do processo que beneficia a paciente S.A.S no contrato com a Fundação de Saúde Dílson de Quadros Godinho no valor de R$ 8 mil. O outro processo é para realização do procedimento de uretroplastia autógena, em atendimento à ordem judicial prolatada nos autos do processo em favor da paciente C.L o contrato foi com a Irmandade Nossa Senhora das Mercês de Montes Claros no valor de R$ 16.030,00. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Araxá assina termo de fomento

Incentivar a recuperação e ressocialização de dependentes químicos por meio de parceria com o Terceiro Setor. Com este objetivo, a Prefeitura de Araxá assinou termo de fomento no valor de R$ 300.000 com a Sociedade de Promoção Humana (Soproh) - Fazendinha Senhor Jesus. O pagamento será feito por meio de recursos próprios em 12 parcelas de R$ 25 mil. É o segundo ano consecutivo em que a Administração Municipal realiza parceria com a instituição. Fundada há 32 anos, a entidade trabalha com o acolhimento de dependentes químicos, que recebem acompanhamento de psicólogo, psiquiatra e assistente social de forma gratuita. (Correio de Araxá – Araxá)

Obras da trincheira iniciadas

A Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, por meio da Superintendência de Infraestrutura Rodoviária, autorizou a prefeitura de Conselheiro Lafaiete a construir a trincheira ligando os bairros Santa Matilde e Paulo VI. A decisão foi publicada  no Diário Oficial da União. O próximo passo será a assinatura prévia do Contrato de Permissão Especial de Uso a ser firmado entre a prefeitura e a Concessionária BR-040 S.A.  e que definirá as particularidades e obrigações entre as partes. Para o prefeito Mário Marcus "esta é uma decisão muito importante, pois representa mais um passo para a construção de uma trincheira tão necessária, obra pela qual a administração municipal vem lutando desde o início da gestão em 2017”. (Correio Online - Conselheiro Lafaiete)

Vereadores divergem sobre consórcio

Um projeto enviado nesta semana pelo prefeito Gleidson Azevedo à Câmara causou polêmica e divergiu opiniões. Ele propõe a adesão do município ao Consórcio Público da Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba (Icismep). O vereador Ademir Silva (MDB) e o presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Warlon Elias, afirmam que os pacientes que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) terão que viajar para outros municípios a fim de realizar procedimentos simples, como exames oftalmológicos. Parlamentares da base do governo argumentam, por sua vez, que a adesão é necessária para acelerar os procedimentos do SUS e garantir o atendimento da população mais carente. (Portal Agora – Divinópolis)

Secretário participa de encontro

O secretário estadual de Educação, Igor de Alvarenga, esteve em Juiz de Fora, onde se reuniu com representantes das 47 Superintendências Regionais de Ensino de Minas Gerais. O evento ocorreu na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e buscou discutir os marcos de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática da Educação Básica. Alvarenga também visitou o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Fundação CAEd). No local foi realizada a cerimônia de lançamento da Escala Formativa, novo instrumento pedagógico desenvolvido pelo CaEd com base nos resultados obtidos pelos estudantes nas avaliações externas aplicadas na rede durante o ano letivo. A ferramenta será aplicada nas turmas de ensino médio e fundamental do estado em 2023. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Fundação faz repasse para Mariana

A Fundação Renova, por meio do BDMG, realizou o repasse de cerca de R$14 milhões para a Prefeitura de Mariana. O valor será investido para a criação e construção da infraestrutura do distrito empresarial da cidade e tem o objetivo de diversificar a economia de Mariana. O BDMG já possui diversas parcerias para o desenvolvimento econômico do município, uma delas é o Diversifica Mariana, que também é uma iniciativa compensatória pelo rompimento da barragem de Fundão e tem o objetivo de equalizar taxas de juros para as empresas, isso possibilitou um investimento de R$600 milhões no estado. (O Liberal – Itabirito)