Coluna MG 26 Setembro

Justiça suspende licitação em Divinópolis
Ação foi ajuizada pelo Consórcio TransOeste e decisão é da Vara da Fazenda Pública e Autarquias (Divulgação)

Principais destaques dos jornais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

Justiça suspende licitação em Divinópolis

A Vara da Fazenda Pública e Autarquias de Divinópolis suspendeu ontem no fim da tarde, a licitação para a contratação emergencial de nova empresa para operar transporte coletivo da cidade. O Consórcio TransOeste entrou com o pedido de uma liminar para suspender a Concorrência Pública N° 307/2023, que tinha como objetivo contratar uma nova empresa e anular a decisão da Câmara de sustar o contrato celebrado entre a empresa e a Prefeitura de Divinópolis. Na ação, o Consórcio alerta que a anulação do contrato feita pela Câmara é ilegal e inconstitucional por diversos motivos. (Jornal Agora – Divinópolis)

Carvalhópolis vive momento de fé

O município de Carvalhópolis viveu um dia de muitas emoções com a segunda edição do Cofams 2023 – Dia da Conscientização Familiar e Social, que tem como objetivo informar e conscientizar a sociedade sobre a importância do planejamento familiar, abordando temas como sexo/sexualidade, todo tipo de violência, discriminação, intolerância, cuidados com a saúde orientações diversas para o bem-estar de cada cidadão. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal em parceria com a Associação Evangélica de Carvalhópolis. (Jornal Panorama – São Lourenço)

Ouro Preto atrai municípios para curso

A Prefeitura, por meio da Defesa Civil de Ouro Preto, acolheu cerca de 100 municípios que participaram do Curso de Formação para Coordenadores Municipais de Proteção e Defesa Civil, promovido pelo Gabinete Militar do Governo de Minas Gerais  e pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. O curso foi executado pela Cedec em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais e o Serviço Geológico do Brasil, e teve como principal objetivo integrar o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil e promover a cultura da resiliência, com foco na Gestão de Riscos e Gestão de Desastres. (Jornal O Liberal – Ouro Preto)

Projeto prevê carrinhos para deficientes

Aprovado em segunda e última discussão pela Câmara de Poços, o Projeto de Lei dispõe sobre a obrigatoriedade de supermercados e similares possuírem carrinhos de compras adaptados às pessoas com deficiência. A proposta estabelece que cada supermercado deverá manter a quantidade mínima de carrinhos de acordo com o número de caixas existentes: um carrinho para supermercados e similares que possuam entre cinco e 10 caixas; dois carrinhos para estabelecimentos que tenham 11 e 20 caixas; três carrinhos para supermercados com 21 e 50 caixas; quatro carrinhos para aqueles que possuam 51 caixas ou mais. (Jornal da Cidade – Poços de Caldas) https://www.jornaldacidade1.com.br/carrinhos-adaptados-aos-deficientes-nos-supermercados/

Projeto capacita e empodera mulheres

O projeto “Costurando o Futuro Melhor”, uma iniciativa que começou no final de 2022, por meio de parceria entre a Fundação de Ensino Técnico Intensivo Dr. Renê Barsam (FETI) e o Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU), capacita cerca de 100 mulheres no desenvolvimento de habilidades de costura, com o objetivo de criar e vender produtos têxteis. Neste final de semana, parte da produção foi exposta no bairro rural de Peirópolis, em um espaço anexo ao Museu dos Dinossauros, em Uberaba. Além de capacitar as mulheres, o projeto também as empodera, tornando-as empreendedoras e membros ativos da comunidade. (Jornal de Uberaba) https://www.jornaldeuberaba.com.br/noticia/65986/projeto-costurando-o-futuro-melhor-capacita-e-empodera-mulheres-em-uberaba

Caratinga distribui sementes

A Primavera, estação mais florida do ano, teve início no sábado (23). A data foi marcada pela primeira edição de um projeto do Lions Clube Caratinga Itaúna, que realizou a distribuição de sementes de flores. A ação aconteceu nos semáforos da Praça Cesário Alvim com Avenida Moacir de Mattos e da Avenida Moacir de Mattos com a Rua Dona Julica, tendo como parceiros o Rotary Club Caratinga, Movimento Amigos de Caratinga (MAC) e Fundação Educacional de Caratinga (Funec). (Diário de Caratinga)

Araguari faz Congresso de Prevenção

A prefeitura de Araguari, através da secretaria de Saúde iniciou nesta segunda-feira, o Primeiro Congresso de Prevenção do Suicídio e Promoção de Saúde Mental, que tem por objetivo, aumentar a conscientização sobre a importância da saúde mental e da prevenção do suicídio. Os trabalhos foram iniciados na Capela do Centro Universitário Imepac, contando com a presença do prefeito Renato Carvalho, autoridades em saúde da cidade e de outros municípios e a professora do Curso de Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, palestrante do primeiro dia do evento. (Gazeta do Triângulo – Araguari) https://gazetadotriangulo.com.br/saude-realiza-primeiro-congresso-de-prevencao-do-suicidio-e-promocao-de-saude-mental/

Arquivos