Coluna MG 17 Fevereiro

Lei que desobriga passaporte da vacina em Uberlândia questionada
Lei foi promulgada na terça-feira pela Câmara Municipal (CMU/Divulgação)

Rede de Notícias do Sindijori |MG

www.sindidjorimg.com.br

Lei que desobriga passaporte da vacina em Uberlândia questionada

Os vereadores Amanda Gondim e Murilo Ferreira entraram com uma representação no Ministério Público Estadual questionando a constitucionalidade de uma lei que proíbe a exigência do “passaporte sanitário” da covid-19 e a vacinação compulsória em Uberlândia. A normativa foi promulgada na terça-feira, 15, pela Câmara Municipal. O projeto de lei, de autoria dos vereadores Cristiano Caporezzoem e Walquir Amaral, foi aprovado na última sexta-feira, 11, na Câmara Municipal. Ao ser enviado ao Executivo, o prefeito Odelmo Leão utilizou de uma autorização da Lei Orgânica do Município para repassar a responsabilidade de promulgação para o poder Legislativo. (Diário de Uberlândia)

Hospital amplia centro cirúrgico

O Hospital das Clínicas Samuel Libânio de Pouso Alegre realiza a ampliação do Setor de Imagens, Centro Cirúrgico e revitalização da recepção do Setor de Convênios e Particular. As obras, que começaram em junho do ano passado estão na etapa de conclusão. Com 100 anos de existência comemorados em 2021, o HCSL é reconhecido como Hospital Pólo da Região Ampliada Sul e Pólo de Região de Saúde, por atender várias regiões de saúde, totalizando 17 microrregiões e 204 municípios. São mais de 4 milhões de habitantes. (Diário Regional – Pouso Alegre)

Implantação de UTI neonatal

O prefeito Robson Magela de Araxá e a secretária municipal de Saúde, Lorena de Pinho Magalhães, receberam nesta semana, dirigentes da Santa Casa de Araxá para a etapa final das tratativas da implantação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Pediátrica na cidade. Conforme apontado pelos diretores Elaine Di Mambro e Jorge Akel Neto, devem ser feitas pequenas intervenções estruturais e pontuais para adequar o espaço aos padrões de uma UTI Neonatal e Pediátrica. A expectativa é que essas reformas tenham início nos próximos 30 dias e elas são essenciais para que a empresa gestora do serviço, que está sendo contratada, inicie os atendimentos. (Correio de  Araxá)

Queda no endividamento e inadimplência

O número de endividados belo-horizontinos registrou um ligeiro recuo entre dezembro de 2021 e o início de 2022: de 88,9% para 88,8% dos entrevistados pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais. Além de indicar que o 13º salário foi utilizado para quitar dívidas, os dados do levantamento reforçam uma tendência de estabilidade do endividamento, que vinha de uma sequência de aumentos seguidos no ano passado. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)

Marco zero em rodovia

O totem do Marco Zero está localizado na MGC-262, estrada construída há mais de um século para transportar pedras e tijolos feitos em Caeté, na Cerâmica Nacional, de João Pinheiro. O marco fica em frente ao antigo Chácara de Minas. A escolha do local respeitou algumas regras: Recuo para veículos, distância de curvas e altura máxima. E para que o lançamento do marco, tudo começou com uma pesquisa feita pela prefeitura, que retomou partes importantes da história de Caeté. E com essa pesquisa, foi confirmado que em Caeté circulou o primeiro carro para escoar a produção da Cerâmica Nacional de João Pinheiro. (Jornal Opinião – Caeté)

Curso de apicultura

O Centro de Educação Profissional e Tecnológica, da Universidade Estadual de Montes Claros, está com inscrições abertas para o curso técnico em Apicultura. A oferta é de 20 vagas, com formação de cadastro de reserva. O público-alvo é formado por jovens regularmente matriculados na 2ª ou na 3ª série do ensino médio. As atividades serão ministradas presencialmente, no polo de Bocaiuva, por meio do programa federal ‘Novos Caminhos’. A carga horária, entre atividades teóricas e práticas, é de 1,2 mil horas/aula. A Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas (Coopemapi) é parceira da iniciativa. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Café Encontro

O Clube Filatélico e Numismático de Poços de Caldas convida sócios, amigos e visitantes a participarem do tradicional Café Encontro. O evento será neste sábado, 19. Na pauta deste sábado, troca e venda de selos, cédulas e moedas em duplicidade, esclarecimentos sobre coleções, entre outros temas. “Nosso encontro mensal, que trata de assuntos administrativos, troca de material, eventos, entre outros, vai acontecer neste sábado e é aberto a todos os interessados. Pedimos aos associados que, se puderem, tragam os seus catálogos para auxílio aos iniciantes”, diz o presidente Francisco Braido. (Jornal da Mantiqueira – Poços de Caldas)

Mutirão para emissão de RG

A Prefeitura de Sabará, em parceria com a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, promoverá um mutirão para emissão de carteira de identidade. A ação acontecerá nos dias 24 e 25 de fevereiro (quinta e sexta-feira), das 8h às 17h, na Biblioteca Municipal. Documentação necessária para emissão da carteira de identidade: Comprovante de endereço atualizado, certidão de nascimento, CPF, uma foto 3x4, guia paga no valor de R$95,41. (Folha de Sabará)