Mariana adota a lei Maria da Penha nas Escolas

Coluna MG 10 Junho

Mariana adota a lei Maria da Penha nas Escolas
O prefeito Juliano Duarte sancionou projeto da vereadora Sônia Azzi (Divulgação)

Mariana adota Maria da Penha nas Escolas

O prefeito interino de Mariana, Juliano Duarte, assinou lei que cria o programa Maria da Penha na Escola. O projeto foi proposto pela única vereadora mulher do município, Sônia Azzi (DEM) e tem como objetivo, conscientizar jovens, adultos estudantes e professores que compõem a comunidade escolar, sobre a importância do respeito aos direitos humanos e a igualdade de gênero. Buscando assim, prevenir e evitar as práticas de violência. Segundo Juliano, por meio do programa, serão desenvolvidas ações educativas voltadas aos alunos do ensino fundamental nos anos finais, ensino médio e EJA da rede pública de ensino. (O Liberal – Ouro Preto)

Câmara faz convênio com Senado

A Câmara Municipal de Varginha fez um acordo de cooperação técnica com o Senado Federal, que tem por objeto estabelecer e regular a participação do Legislativo de Varginha na implementação de ações de modernização pelo ILB/Interlegis – Programa de Integração de Modernização do Poder Legislativo, para estímulo e promoção das funções constitucionais do Poder Legislativo. O Interlegis é o programa do Senado Federal que objetiva fortalecer o Poder Legislativo estimulando a modernização e a integração das Casas Legislativas. Realiza sua missão principalmente por meio de transferência de tecnologia e ações de capacitação. (O Debate – Varginha)

Patos no  ranking de empregos

Patos de Minas é destaque quando o assunto é criação de empregos e segue em segundo lugar no ranking dos municípios mineiros com maior saldo na criação de vagas com carteira assinada. No acumulado de janeiro a abril, a diferença entre contratações e desligamentos foi de 3.883 postos de trabalho. A cidade fica atrás apenas de Belo Horizonte e, no comparativo dos últimos oito anos, tem neste momento o melhor cenário na geração de empregos formais. Em 2021, a cidade já apresentou saldo superior à soma dos seis anos anteriores. (Folha Patense)

Bombeiro recebe aparelho

O 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar, instalado em Araçuaí, recebeu em maio o aparelho desencarcerador de vítimas, importante instrumento utilizado em acidentes de trânsito. Dessa forma, para melhor aproveitamento da ferramenta e apresentá-la à população foram realizados um treinamento de salvamento veicular com os militares da unidade e uma simulação de acidente de trânsito com vítima presa às ferragens. O treinamento contou com a utilização de equipamentos próprios para a atividade, incluindo o desencarcerador Holmatro recebido recentemente. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

Universidade realiza projeto ‘ReciTech’

Estudantes da 1ª Turma do curso de Inovação Ciência e Tecnologia do Câmpus Paraíso da Universidade Federal de Lavras estão desenvolvendo o projeto Recitech. Conforme o estudante Márcio Donizete de Aguiar, a iniciativa consiste em reciclar objetos e materiais utilizados nos produtos eletrônicos e de informática. O projeto também tem por objetivo divulgar a instituição entre os estudantes do terceiro ano colegial.  Na semana que passou a unidade esperava receber cerca de mil estudantes de Paraíso e região que participaram da campanha e conheceram o câmpus. (Jornal do Sudoeste – São Sebastião do Paraíso)

Amams mobiliza cidades

A distribuição de cestas básicas para as comunidades quilombolas voltou a ser viabilizada pela Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene. Reunião virtual foi realizada com participação de representantes da Fundação Palmares, Amams, e do Estado de Minas Gerais, com foco na logística de distribuição dos alimentos. No mês de julho de 2021, ocorreu a entrega de 16.300 cestas, também destinadas às famílias quilombolas da região e sob a responsabilidade da Amams, que articulou a distribuição junto aos municípios. O presidente da Amams e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, representou a entidade na reunião. (Jornal de Notícias – Montes Claros)

Maria Fumaça terá mais viagens

A Maria Fumaça, administrada pela VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos –, e que proporciona uma verdadeira viagem pela história e cultura ferroviária de Minas Gerais terá seu quadro de horários ampliados para o próximo feriado prolongado de Corpus Christi. As tradicionais viagens a bordo do mais antigo trem turístico em operação do Brasil, entre as cidades de São João del-Rei a Tiradentes e vice-versa, no Campo das Vertentes, poderão ser feitas em três horários entre os dias 16 e 18 de junho. Por sua vez, no dia 19, último dia do feriado, o passeio segue com uma saída de São João del-Rei e uma de Tiradentes. (A Folha Regional – Muzambinho)

Faça o download do arquivo: