Coluna MG 11 Julho

Minas Láctea espera 12 mil visitantes
Minas Láctea é a marca que engloba cinco grandes eventos do setor laticinista na América Latina (Divulgação)

Rede de Notícias do Sindjori MG

Minas Láctea espera 12 mil visitantes

Cerca de 12 mil visitantes são esperados no Minas Láctea 2022, que começa nesta terça e prossegue até quinta-feira, 14, com atrações no Expominas e no Instituto de Laticínios Cândido Tostes, em Juiz de Fora. A programação inclui Congresso Nacional de Laticínios; Semana do Laticinista; Concurso Nacional de Produtos Lácteos; Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq), com expectativa de movimentar R$ 220 milhões em negócios; além da 46ª Exposição de Produtos Lácteos (Expolac). As duas exposições ficam abertas gratuitamente ao público nos três dias de evento, no Expominas, situado no km 790 da BR-040, na altura do trevo de Torreões, Zona Norte. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Samu Macro Noroeste será ativado

No mesmo dia em que oficializou o convênio para ampliar o Hospital Regional Antônio Dias, o secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, lançou o Samu 192 Macro Noroeste. Patos de Minas, base principal do serviço, sediará a Central de Regulação e terá cinco ambulâncias, sendo duas de suporte avançado e três de suporte básico. A macrorregião soma mais de 700 mil habitantes, e o objetivo é que, com a regionalização do Samu, seja menor o tempo de resposta às emergências dos 33 municípios que a compõem. A gestão fica a cargo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada Noroeste. (Folha Patense)

Operação investiga agiotagem

A Polícia Civil juntamente com o Ministério Público em Araguari, através da 1ª Promotoria cumpriram oito Mandados de Busca e Apreensão expedidos pelo Poder Judiciário, na competência da Operação Allepo. A ação consiste em investigar uma organização criminosa suspeita de praticar crimes de falsidade ideológica, estelionato, extorsão, agiotagem, dentre outros; movimentando cerca de R$10 milhões em dois anos. O MPMG divulgou que esses crimes eram efetivados através de simulação de vendas por vários meios, como: maquininha de cartão, empréstimo em dinheiro, abertura de contas e empréstimos bancários. (Gazeta do Triângulo – Araguari)

Projeto 'Mulher Livre da Violência’'

A Prefeitura de Ataleia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, iniciou mais uma edição do projeto Mulher Livre da Violência. O objetivo da organização é fortalecer a rede de enfrentamento à violência contra a mulher, por meio de ações de protagonismo feminino. As participantes recebem treinamento de costura artesanal. O projeto “Mulher Livre da Violência”, premiado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública com o selo de Práticas Inovadoras, é coordenado pela cabo Juliana Lemes, da Polícia Militar (PM). Em Ataleia, o projeto é ministrado com apoio da facilitadora Gina Lopes. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

Projeto vai ser apresentado na Amams

O Procurador-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, está sendo aguardado em Montes Claros nesta quarta-feira, 13, para participar de encontro com prefeitos e prefeitas, promotores, procuradores jurídicos municipais e autoridades locais. O evento será no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) e terá como objetivo a apresentação do Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica do Ministério Público de Minas Gerais, o Compor.  A finalidade do Compor é de implementar, adotar e incentivar métodos de autocomposição, como a negociação, a mediação, a conciliação, as práticas restaurativas e as convenções processuais. (Jornal de Notícias – Montes Claros)

Museu Casa dos Contos reaberto

Com uma programação diversa, a histórica Ouro Preto celebra 311 anos. Fazendo parte dos eventos comemorativos, está a reabertura do Museu Casa dos Contos, onde está localizada a Biblioteca Luiz Camilo de Oliveira Netto, composta por mais de 2 mil exemplares raros. De acordo com o diretor do Museu Casa dos Contos, Leonardo Lopes, “A reabertura possibilita o acesso da população à cultura, à educação e à arte, por meio da visita a um local público cheio de história e de belíssima arquitetura”. (O Liberal – Ouro Preto)

Reforma do Observatório tem edital

A reforma do Observatório Astronômico teve edital lançado visando à contratação de empresa para execução das obras. As propostas serão avaliadas no próximo dia 26 de julho, às 13h, na Secretaria de Obras. O valor estimado para execução do objeto é de R$330.317,53 e o prazo para execução dos serviços é de 150 dias, a contar da emissão da Ordem de Serviço pela Secretaria Municipal de Projetos e Obras Públicas. Uma parceria entre prefeitura e Universidade Federal de Alfenas (Unifal), campus Poços de Caldas, aguarda há 13 anos para sair do papel e recuperar o imóvel que abriga o Observatório Astronômico localizado no alto da serra São Domingos. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)

Faça o download do arquivo