Montes Claros incentiva preservação com EcoCrédito

Coluna MG 04 AGOSTO

Montes Claros incentiva preservação com EcoCrédito
Proprietários de áreas preservadas em Montes Claros recebem benefícios do Ecocrédito (Gazeta Norte Mineira)

Montes Claros incentiva preservação

Está sendo promovido, em Montes Claros, através do programa de crédito ambiental, a preservação dos recursos naturais, a proteção das nascentes e o melhoramento das condições ambientais da fauna e da flora, bem como de todo o ecossistema. Os proprietários de áreas rurais recebem, pelo Ecocrédito, duzentos e setenta e sete reais por hectare preservado. A compensação é feita com a entrega de cédulas especiais que podem ser usadas no pagamento de tributos municipais – IPTU, ISS, ITBI e Taxas Municipais. As cédulas já são aceitas em algumas lojas de produtos agrícolas. Criado através da Lei Municipal nº 3.545, o programa alavanca, com seus incentivos, a preservação ambiental. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Varginha  debate descarte de materiais

Os vereadores da Comissão Especial e Permanente de Meio Ambiente, do Bem Estar Animal e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Municipal de Varginha se reuniram com o prefeito Vérdi Lúcio Melo e representantes de empresas de caçambas. Em discussão estava a questão de encontrar um local apropriado para a destinação dos resíduos da construção civil, que até hoje não existe um lugar específico para esse fim em Varginha. “A reunião foi muito produtiva e esse é um pedido do setor há anos. Agradecemos ao prefeito Vérdi por nos ter recebido e ouvido a solicitação dos empresários”, disse Joãozinho Enfermeiro. (O Debate – Varginha)

Grupo Arco Íris tem atividades no Hospital

O Grupo Arco Íris retomará suas atividades no Hospital Gedor Silveira. O anúncio foi feito pela presidente da organização voluntária, Natália Maria de Sousa Oliveira Ladeira que confirmou ser este mais um gesto de doação realizado pelas integrantes do grupo. A intenção é manter o propósito inicial em se trabalhar ações assistenciais e atender pessoas e famílias carentes. Segundo a presidente, entre algumas ações, o grupo promove bazar e bingo beneficentes, tudo advindo de doações, cuja renda é convertida, dentre outros, em fraldas geriátricas, kit higiênico, kit roupas e kit de bebês, doados às alas do SUS da Santa Casa de Misericórdia, CTI, UTI, neonatal, berçário, pediatria e maternidade. (Jornal do Sudoeste – São Sebastião do Paraíso)

Alunos no ‘Câmara em Visita’

No mês de julho, 16 alunos do Poços Promove Jovem estiveram na Câmara, acompanhados da psicóloga Josiele de Cássia Pereira e da orientadora social Luíza de Almeida Cagnani, responsáveis pelas oficinas do projeto. Os estudantes foram recebidos pelos vereadores Luzia Martins e Douglas Dofu.  O Poços Promove Jovem é realizado pela Associação Criança Feliz em parceria com a Secretaria de Promoção Social. São atendidos adolescentes de 14 a 21 anos, em situação de vulnerabilidade social, encaminhados pelo CRAS. No projeto, é abordado como tema principal a inserção do jovem no mercado de trabalho, de modo que ela se torne mais igualitária. (Mantiqueira Online-Poços de Caldas)

Crea-MG reforça fiscalização em cidade

Uma força-tarefa para fiscalizar a atuação profissional nas áreas de engenharia, agronomia e geociências está sendo realizada em Patrocínio. A blitz, promovida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), vai percorrer cerca de 130 obras e empresas na cidade. O objetivo das blitze, que contam com um maior número de fiscais vindos de outras regiões, é potencializar a fiscalização de rotina, promovendo a segurança da sociedade e dos contratantes. O inspetor-chefe do Crea-MG em Patrocínio, engenheiro civil e de telecomunicações Arthur Roque Dias, explica que a fiscalização é necessária para impedir a atuação de pessoas inabilitadas e, assim, proteger a população. (Jornal de Patrocínio – Patrocínio)

Festa dos Mineiros volta a acontecer

A Praça da Matriz em Santo Antônio do Leite, distrito de Ouro Preto, volta a ser palco da centenária Festa dos Mineiros. A tradicional celebração, realizada há mais de 120 anos, está na agenda de eventos oficiais do município. Pela primeira vez, nos anos de 2020 e 2021, a festa não aconteceu por causa da Pandemia de Covid-19.  Lucilene Magnas Alves, uma das organizadoras da Festa dos Mineiros, conta que a não realização do evento foi difícil para a comunidade do distrito. “Não foi fácil para ninguém, né? Mas tínhamos que obedecer e cumprir com as regras do mundo todo. [...] Mas, está aí a nossa tradicional Festa dos Mineiros em 2022. O sentimento é de paz e de amor por realizar essa festa juntamente dos meus parceiros, o casal Conceição e Veto. Sentimento de dever cumprido”, explicou. (O Liberal – Ouro Preto)