Moradores fecham rodovia em protesto no Norte de Minas

Coluna MG 05 Abril

Moradores fecham rodovia em protesto no Norte de Minas
Moradores defendem projeto que deve gerar 6.200 novos postos de trabalho na região norte mineira (Gazeta Norte Mineira)

Moradores fecham rodovia em protesto

Moradores dos municípios de Grão Mogol, Fruta de Leite e Padre Carvalho fecharam a BR-251, no Norte de Minas, em ato em defesa do projeto de mineração da SAM Metais e em função do Estado ter suspendido as audiências públicas que seriam realizadas nos dias 29 e 30 de março. Se o empreendimento não receber o licenciamento ambiental até o mês de junho, ficará comprometido, o que vai impedir investimentos que devem gerar mais de 6 mil empregos na região. A União das Entidades de Classes do Norte de Minas soltou uma nota criticando o cancelamento das audiências e alertando para a importância econômica do projeto. O Ministério Público expediu convite a todas as lideranças e representantes das comunidades tradicionais para reunião quando se tratou dos passos a serem dados nessa área. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Coletivo de Varginha sem aumento

Foi aprovado na Câmara de Varginha, por 11 votos favoráveis e três contrários, o projeto de autoria do Executivo que mantém o valor da tarifa do transporte público coletivo urbano, mediante complemento tarifário, pelo município, por usuário pagante, visando a busca pela justiça social. A aprovação deste projeto impede que a empresa concessionária do transporte coletivo urbano faça o reajuste do valor da passagem, que será mantido em R$ 4,20, enquanto a Prefeitura fará o complemento tarifário de R$ 1,00 por usuário pagante, durante o período de seis meses. (Gazeta de Varginha – Varginha)

Dengue: 5 cidades em estado de alerta

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) apresentou os resultados do primeiro Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (Lira) de 2022. A pesquisa, realizada junto aos municípios mineiros duas vezes ao ano (em janeiro e em outubro), é parte da estratégia de monitoramento e controle do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. São Sebastião do Paraíso aparece entre os municípios em situação grave e de risco com alto índice de infestação. Ocorreu na cidade o quarto mutirão de limpeza como medida prática para ajudar a eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti na cidade. (Jornal do Sudoeste – São Sebastião do Paraíso)

Conferência Municipal de Turismo

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Departamento de Turismo em conjunto com o Conselho Municipal de Turismo e parceiros institucionais, vem convidá-los a participar do processo de reformulação do Plano Municipal de Turismo de Pouso Alegre 2022/2026. Trata-se de uma ferramenta que direciona a atuação do Poder Público Municipal em parceria com Entidades representativas e Iniciativa Privada, apresentando estratégias e ações para o desenvolvimento turístico local de forma profissional. Serão realizados quatro workshops para debate de temáticas que direcionarão o plano de ações municipais para o turismo. (Jornal Diário Regional – Pouso Alegre)

Gerdau doa livros e atualiza bibliotecas

Pesquisa aponta que mais da metade dos leitores no Brasil lê por indicação da escola ou de professores. Para colaborar para a evolução desses números, a Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, investiu, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, cerca de 400 mil reais no projeto Pró-Biblioteca. O foco da ação é incentivar a leitura de crianças e jovens, com a ampliação e a atualização do acervo de 45 bibliotecas de escolas públicas em 18 cidades mineiras. Cada instituição recebeu 200 títulos literários, selecionados por meio de uma curadoria e levará em consideração a realidade e característica de cada entidade. No total, 9 mil livros foram entregues. (Correio Online – Conselheiro Lafaiete)

Cidade promove audiência pública

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança Financeira e Orçamentária, realizará a audiência pública do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias – 2023 (PLDO). De acordo com a Prefeitura, a realização da audiência “cumpre a legislação, respeita o princípio da transparência e, o mais importante, possibilita a participação popular para as diretrizes de elaboração do orçamento da cidade para o próximo ano”. Além disso, a administração municipal faz questão de destacar que, durante a audiência, o cidadão poderá fazer sugestões e tirar dúvidas, participando ativamente do debate. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

JF quer ampliar representatividade

Os últimos dias foram de movimentações intensas nos bastidores da política local. Isso porque dois prazos eleitorais importantes se encerraram no final de semana e, agora, todos aqueles que pretendem disputar cargos nas eleições de outubro não podem mais mudar de partido. Em Juiz de Fora, as principais definições foram de atores que pretendem disputar cadeiras parlamentares na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e na Câmara dos Deputados. A maioria dos players tem um discurso uníssono, que mimetiza ambições vistas em processos eleitorais anteriores: é preciso ampliar a representação parlamentar de Juiz de Fora. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Faça o download  do arquivo: