Obras do Hospital Regional retomadas em Teófilo Otoni

Coluna MG 25 Junho

Obras do Hospital Regional retomadas em Teófilo Otoni
Nova unidade de Saúde de Teófilo Otoni vai atender mais de 280 mil pessoas, de 11 municípios do Vale do Mucuri (Reprodução)

Obras do Hospital Regional retomadas

O Governo de Minas Gerais publicou, na edição de sexta-feira do Diário Oficial do Estado, o aviso de abertura do edital para a conclusão da construção do Hospital Regional de Teófilo Otoni, na região do Vale do Mucuri. O valor estimado da obra é de R$ 129,7 milhões. A abertura das propostas está agendada para o dia 26/7, às 9h, na sede do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). O hospital está em um terreno de 40 mil metros quadrados e terá 427 leitos, sendo 372 de internação, 30 UTI adulto e 25 leitos UTI neonatal, com possibilidade de expansões futuras. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

Casamento cominitário em Muriaé

No próximo dia 7 de julho, a Faminas abre suas portas para 180 casais, que vão poder oficializar a união civil durante a 2ª edição da cerimônia do Casamento Comunitário. O evento é realizado pelo curso de Direito da instituição de ensino, em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), e o Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais de Muriaé. O Casamento Comunitário é a última etapa do projeto "Mutirão do Casamento Civil", que prevê a regularização do estado civil de casais que vivem juntos há mais de um ano, como se já fossem casados. (Gazeta de Muriaé)

Ministro deve assinar obra da BR-135

O Ministério de Infraestrutura homologou o projeto de asfaltamento da BR-135, no trecho que liga o município de Itacarambi a Manga, passando por São João das Missões. A expectativa é a de que o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio Cunha Filho, visitará Montes Claros para assinar a ordem de serviço para o início das obras, aguardadas há tempos pelos moradores da região. Como divulgado no dia 27 de maio, o Consórcio BR 135/MG, formado pelas empresas LCM Construção e Comércio S/A; Construtora Ápia S/A e Hollus Serviços Técnicos Especializados, foi anunciado como a empresa ganhadora, após a proposta, no valor de R$ 237.744.000,00, ser aceita. (Jornal de Notícias – Montes Claros)

1ª edição da Viva Comunidade

Pouso Alegre receberá o programa Cultural Viva Comunidade na Praça Senador José Bento. Esta é a primeira vez que o evento será realizado na cidade. As ações são promovidas pela Arteris que recebe o apoio da Prefeitura para levar à populações orientações psicológicas, nutricionais, vacinais e esportivas, exames de saúde, planejamento familiar e segurança no trânsito, corte de cabelo, aula de dança e muito mais. O evento é totalmente gratuito e aberto para que o público possa ter total acessibilidade em todos os ambientes envolvendo aprendizagem, comprometimento e identificação. (Jornal Diário Regional – Pouso Alegre)

Custo do frete em Minas aumenta 6,78% em um ano

A escalada de preços do óleo diesel vem impulsionando o custo do frete, mas não na mesma velocidade. O combustível aumentou 53% no Brasil, entre maio de 2021 e maio 2022, enquanto o frete rodoviário teve uma alta de 3,79% no mesmo período. É o que aponta o índice Fretebras do Preço do Frete (IFPF), divulgado pela plataforma Fretebras de transporte de cargas. Em Minas Gerais, o frete aumentou 6,78%, enquanto o diesel S500 na bomba teve alta de 50,45%. Em Minas, o valor do frete foi de R$ 1,05 por quilômetro rodado por eixo, acima da média nacional, que foi de R$ 1,02. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)

Em Patos, escola reaproveita água

O Coletivo Local de Meio Ambiente de Patos de Minas e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais realizaram a solenidade de inauguração do Sistema de Captação e Reaproveitamento de Água de Chuva em área interna da Escola Estadual Cônego Getúlio. A coleta e o armazenamento serão realizados através das águas pluviais que circulam pelas calhas e descem pelo telhado do prédio da instituição. A construção da obra faz parte do Programa Chuá Educação Sanitária e Ambiental da Copasa, com o apoio financeiro do Programa Pró-Mananciais do Colmeia Patos de Minas. O evento de entrega das obras aconteceu com a presença de autoridades ambientais, representantes das entidades envolvidas no projeto, engenheiros responsáveis pela obra e da direção, professores e alunos da escola. (Folha Patense)

Prata recebe empresa

A cidade de Prata, no Triângulo Mineiro, receberá a multinacional norte-americana de genética avícola Cobb-Vantress, que anunciou um investimento de R$ 50 milhões na produção de pintinhos na cidade. A empresa já possui uma unidade em Itapagipe, também no Triângulo, e pretende aumentar a oferta de aves para clientes da região e para outros Estados. A nova unidade será instalada em um terreno de 16 hectares e deve gerar 60 empregos diretos. Ela terá um incubatório de ovos férteis para produção de aves de corte para o mercado brasileiro e estrangeiro. (Jornal da Manhã – Uberaba)