Pequenas empresas mineiras estão menos confiantes

Coluna MG 17 Dezembro

Pequenas empresas mineiras estão menos confiantes
Iscon do comércio apresentou queda de 10 pontos em novembro (Arquivo DC)

Pequenas empresas menos confiantes

Empresários mineiros de pequenos negócios seguem apreensivos com o cenário econômico e menos otimistas em relação ao curto prazo. É o que mostra a pesquisa Índice Sebrae de Confiança dos Pequenos Negócios (Iscon) de novembro. A confiança do segmento ficou em 110 pontos, oito abaixo do registrado em outubro. Apesar da queda, o Iscon continua próximo ao valor de estabilidade, que é de 100 pontos, indicando uma leve tendência de melhora das atividades. A pesquisa ouviu 1.273 participantes, entre os dias 10 e 21 de outubro. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)

Caeté tem portal turístico

A Prefeitura de Caeté promoveu a inauguração do Portal Turístico da cidade. A obra, viabilizada com recursos do Ministério do Turismo, vai abrigar um Centro de Apoio ao Turista e um Posto de Apoio da Polícia Militar, melhorando o atendimento às pessoas que chegam e partem do município. De acordo com o prefeito Lucas Coelho, “a gestão não quis executar uma obra simples, como um amontoado de cimento. O Portal tem tudo a ver com a história e tradição de Caeté e carrega a nossa grande vontade de, a cada dia, elevar a autoestima da população”, disse . (Jornal Opinião – Caeté)

Apadrinhamento de idosos

O Rotaract Club de Machado, em parceria com o Lar São Vicente de Paulo, realiza, por mais um ano, o projeto de “Apadrinhamento de Natal”. “Nós assumimos a missão de encontrar “papais noéis” que os presentearão nessa data tão especial”, afirmou a diretoria do Rotary. Por conta da pandemia, todos os projetos do clube de serviços foram atrasados e muitos cancelados. Mas, os rotarianos não abrem mão de contribuir para um Natal mais Feliz dos Idosos. (Folha Machadense – Machado)

Manhuaçu reúne cafeicultores

Manhuaçu sediou o 6º  Encontro de Cafeicultores da Região das Matas de Minas. O evento foi realizado no início desse mês, no Castelo do Café. Com expressiva participação, o encontro começou com uma agenda de relacionamentos. Produtores enviaram amostras de café com antecedência. Elas foram provadas com a presença deles e dos compradores. Em seguida, aconteceram reuniões para parcerias e negócios. Para a analista técnica do Sebrae Manhuaçu, Reginamaria Loures, o evento atingiu “o objetivo proporcionar capacitação, geração de negócios e interação entre os produtores. Iniciativas que contribuem com o fortalecimento da Região das Matas de Minas”. (Diário de Manhuaçu)

Renovação de contrato descartada

A administração de Ipatinga apresentou, nesta semana, um balanço de suas ações do 1º ano da gestão municipal 2021/2024. Durante a apresentação, o atual prefeito, Gustavo Nunes, informou à imprensa que o governo não pretende renovar o contrato de concessão com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), que vence no dia 7 de fevereiro do próximo ano. Desde 1974 vigora esse contrato no município ipatinguense. O chefe do Executivo também ressaltou que mesmo o contrato se encerrando no dia 7 de fevereiro de 2022. (Diário do Aço – Ipatinga)

Queima de fogos proibida

Tendo a causa animal como uma das principais bandeiras do seu mandato, o prefeito interino de Mariana, Juliano Duarte, enviou um projeto de lei, de sua autoria, para a Câmara Municipal, que proíbe a soltura e queima de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos em todo o território do município. Após a inclusão de uma emenda, os vereadores de Mariana votaram e aprovaram o projeto. Deste modo, fica proibido, em ambiente público ou privado, abertos ou fechados, o manuseio, queima e soltura dos fogos de estampido, foguetes e morteiros. Sendo permitido os fogos de artifício conhecidos como “fogos de vista”, que não causam poluição sonora. (Jornal O Liberal – Ouro Preto)

Ensino em Pouso Alegre tem 14º

A Câmara de Vereadores de Pouso Alegre (MG) aprovou nesta terça-feira (7) um projeto de lei da Prefeitura que garante o pagamento de um 14º salário para profissionais da educação da rede municipal. O projeto foi debatido e colocado em votação no Legislativo em regime de urgência e aprovado por unanimidade. A ação prevê que o valor seja na ordem de um salário mais 80% do total de proventos com base no mês de novembro de 2021. Assim, o 14º salário será pago junto com a folha de pagamento do mês de dezembro de 2021. (Diário Regional – Pouso Alegre)

Faça download do arquivo: