Coluna MG 11 Novembro

Prefeitos discutem crise financeira
Prefeitos da região discutem crise financeira em encontro da AMM no auditório da 8ª Risp em Governador Valadares (Secom PMGV)

Prefeitos discutem crise financeira

A Associação Mineira de Municípios (AMM) realizou na semana que passou em em Governador Valadares o encontro AMM nas Micros, que reuniu prefeitos, secretários e autoridades de várias cidades da região. Uma das principais pautas discutidas entre os participantes foi a crise financeira instalada em todo o país e que vem afetando as finanças das prefeituras. No entendimento dos prefeitos, a queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) por parte do governo federal pode dificultar o cumprimento dos compromissos das prefeituras e paralisar a prestação de serviços ofertados à população. (Jornal dos Vales)

Guaxupé tem Parada Lgbtqipn+

Depois de muita especulação e até uma tentativa de impedir sua realização, o Movimento Lgbtqipn+ de Guaxupé vai apresentar neste domingo, dia 12, sua primeira parada com início às 13h. O evento que vai acontecer no Coreto Kaled Cury terá apresentações de diversos DJ´s e Drag Queens. Ainda durante as apresentações artísticas receberão homenagens pessoas que inspiram e contribuíram para a realização do evento sendo nomeados na “Corte”, como Padrinho, Madrinha, Diva, Musa, Princesa, Rainha e Rei. Também serão homenageados com o Troféu Diversidade, personalidades que defendem e apoiam a causa. (Jornal do Sudoeste – São Sebastião do Paraíso)

Fenamilho será lançada em dezembro

O Sindicato dos Produtores Rurais  de Patos de Minas realizou na manhã do dia 9 de novembro, uma reunião  para anunciar, que no dia 16 de dezembro, fará o lançamento oficial da Festa Nacional do Milho – Fenamilho, que acontecerá de 23 de maio a 2 de junho de 2024. O evento/show de lançamento da Festa contará com a participação da dupla Israel e Rodolfo, quando já serão anunciados os shows da Fenamilho 2024. A primeira artista contratada, e já anunciada é a nova sensação da música sertaneja Ana Castela, que se apresentará no dia 24 de maio. (Folha Patense)

MG tem azeite extravirgem certificado

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), certificou o primeiro azeite extravirgem no Programa Certifica Minas Azeite. Fabricado na Fazenda Santa Helena, em Maria da Fé, no Sul de Minas Gerais, o azeite Monasto recebeu o selo após cumprir mais de 110 critérios e passar por auditoria que verifica o atendimento aos padrões de sustentabilidade, rastreabilidade, qualidade e boas práticas de produção. (DiárioTribuna – Teófilo Otoni)

Passarela em Timóteo concluída em 2023

A passarela que está sendo construída sobre a Estrada de Ferro Vitória a Minas, às margens da BR-381, em Timóteo, deve ser concluída ainda neste ano. A obra ligará a rua das Indústrias, no bairro Alegre, ao contorno rodoviário. Conforme a empresa, a intervenção vai aumentar a segurança e a mobilidade urbana no trecho. A estrutura conta com cerca de 160 metros de extensão. A passarela será entregue à comunidade com iluminação e sinalização. Também será construído um muro de proteção, com 83 metros de extensão.  (Diário do Aço – Ipatinga)

Araguari permanece sem sistema

No dia 22 de outubro, o sistema de gestão de Araguari foi vítima de um ataque cibernético. Segundo a prefeitura, o ataque provocou sérios danos, como a perda de dados de todos os servidores municipais e de informações pessoais de cada secretaria do município. Desde a data do ataque, a administração municipal se cercou de todos os cuidados, através da Procuradoria Geral, que tem tomado todas as providências, como acionamento da Polícia Civil, que segue investigando o caso. “Estão tentando recuperar o máximo de informações que foram perdidas. Mandamos os HD’s para uma empresa em São Paulo, para ver se conseguimos recuperar os últimos backups”, esclareceu o secretário de Gabinete, Joaquim Fernandes. (Gazeta do Triângulo – Araguari)