Professores paralisam atividades em Juiz de Fora

Coluna MG 17 Setembro

Professores paralisam atividades em Juiz de Fora
Assembleia foi realizada na semana que passou para discutir possível acordo (Sinpro-JF/Divulgação)

Professores paralisam atividades

Professores da rede privada de ensino paralisaram totalmente as atividades em Juiz de Fora. De acordo com o Sindicato dos Professores (Sinpro-JF), diversas escolas tiveram adesão de 100% da categoria e, em outras instituições, a adesão foi parcial. Uma assembleia foi realizada ao longo da manhã, quando foi discutida uma proposta construída com a mediação da Justiça e sinalizada a possibilidade de nova paralisação em 4 de outubro, caso as partes não cheguem a um acordo sobre a recomposição salarial da categoria. Em nota, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino da Região Sudeste de Minas Gerais (Sinepe/Sudeste) destacou que a paralisação foi parcial e que aguarda a manifestação do Sinpro sobre a proposta feita pelo Tribunal do Trabalho. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Prefeitura reforma Observatório

O Observatório Astronômico de Poços de Caldas, localizado na Serra de São Domingos, perto do monumento do Cristo Redentor, vai ser reformado pela Secretaria Municipal de Obras. O local vai receber nova pintura, interna e externamente, troca de pisos, azulejos, janelas e portas. Os alambrados e portões de acesso também vão ser substituídos. Além disso, a cúpula também será revitalizada. Para utilização do observatório, está prevista uma parceria com a Universidade Federal de Alfenas (Unifal) no desenvolvimento de atividades científicas. (Jornal da Cidade – Poços de Caldas)

Prefeitura promove blitz educativa

Com o propósito de conscientizar a população sabarense sobre o “Setembro Amarelo - mês de prevenção ao suicídio”, a Prefeitura de Sabará, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Adulto), realizou a blitz educativas nos Bairros Caieira e General Carneiro. Durante a ação, que contou com a parceria da Polícia Militar de Minas Gerais, os servidores do CAPS entregaram, aos pedestres e motoristas que passaram pelos locais, uma cartilha com diversas informações sobre a temática. “Por meio da ação buscamos conscientizar as pessoas sobre a prevenção ao suicídio e alertar a população a respeito da prática no Brasil e no mundo”, disse a coordenadora do CAPS Adulto, Gabriela Alves. (Folha de Sabará – Sabará)

Fiemg Competitiva reúne sindicatos

Aumentar a produtividade e a competitividade das indústrias é o principal propósito das ações desenvolvidas pelo Fiemg Competitiva junto aos Sindicatos Filiados e indústrias associadas. Para apresentar os resultados alcançados, a analista do Fiemg Competitiva Jane Ramos e os consultores do Senai, Francisco de Assis Almeida Júnior e Victor Flauzino fizeram reuniões com industriais e diretores do Sinduscon e do Sindimetal, na sede da Fiemg Alto Paranaíba. Os expositores destacaram que, em cada ação, há a aplicação e análise de diagnóstico para a customização das atividades, orientação e assessoria técnica voltadas para otimização e melhoria da rotina de trabalho nos processos de fabricação, manutenção e logística entre outras áreas. (Folha Patense)

Duplicação da MG-424 terá pedágios

A concessão ainda não entrou em operação, mas já está causando polêmica no que diz respeito à localização de algumas praças de pedágio. É o caso do município de Pedro Leopoldo. Segundo a prefeita daquela cidade, Eloísa Helena, o município não é contra o desenvolvimento da região, mas se opõe à implantação do pedágio na forma como está previsto, uma vez que haverá poucas intervenções no trecho que compreende Pedro Leopoldo. Ainda segundo a chefe do Executivo, Pedro Leopoldo é o único que não terá grandes benefícios e ainda assim pagará o pedágio. “São José da Lapa não pagaria, Vespasiano não pagaria. E São Leopoldo já possui uma via duplicada. Sendo assim, a cidade só teria prejuízos”, frisou. (Sete Dias – Sete Lagoas)

Geoparque visita território

Representantes das quatro instituições de governança do projeto Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes estiveram no Rio Grande do Norte, nesta semana, para conhecer o Geoparque Seridó. A área é um dos três territórios brasileiros com relevância mundial reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Participaram da missão, entre os dias 12 e 15, representantes da Prefeitura de Uberaba, da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O grupo se reuniu com membros do consórcio intermunicipal responsável pelo Geoparque Seridó, entre eles o presidente da associação e prefeito de Currais Novos, Odon Júnior. (Jornal de Uberaba – Uberaba)

Estudantes organizam feira

Os estudantes dos 6º anos do Ensino Fundamental II, da Escola Municipal José Augusto de Paiva, orientados pela Prof.ª Mislaine Cardoso, organizaram a 1ª Feira de Matemática - JAP, onde expuseram atividades feitas em sala de aula, nas quais foram desenvolvidos diversos trabalhos, jogos, pesquisas e maquetes. A Feira visou motivar os educandos na busca de novos conhecimentos, desmistificando a Matemática, produzindo conceitos e desenvolvendo o pensamento científico. Nela, o aluno produtor/expositor torna-se sujeito de sua aprendizagem, ao promover a divulgação e a popularização dos conhecimentos matemáticos que adquiriu. (O Debate – Varginha)