Qualidade do ar no leste de Minas será monitorada

Coluna MG 06 Julho

Qualidade do ar no leste de Minas será monitorada
A partir das estações de monitoramento, os órgãos ambientais terão a capacidade de avaliar melhor as condições de qualidade do ar na região (DRD)

Ar no leste de Minas será monitorado

A Cenibra implantou em sua área de atuação cinco estações de monitoramento da qualidade do ar, sendo uma em Ipaba, uma em Naque, uma no Vale do Aço e duas em Belo Oriente. As estações são equipadas com instrumentos que monitoram a qualidade do ar e informam automaticamente à Empresa e à Gerência de Monitoramento da Qualidade do Ar e Emissões, órgão ligado à Fundação Estadual de Meio Ambiente. A partir dos dados coletados e informados serão geradas por essas estações com o objetivo de ampliar as avaliações sobre a qualidade do ar na região, considerando que algumas estações já foram implantadas por outras empresas. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

Operação ‘Snowblind’ é deflagrada

Na manhã de terça-feira, 5, foi deflagrada uma operação denominada Snowblind em Formiga e Arcos. A operação foi realizada no combate ao tráfico de drogas pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG – 2ª PJ de Formiga) em conjunto com as polícias Civil, Militar e Penal. As investigações tiveram início em setembro. Foram cumpridos 14 mandados de prisão; 6 medidas cautelares e 35 mandados de busca e apreensão. Alguns destes já tinham condenações anteriores. Durante a operação foram apreendidas certas quantidades de substâncias entorpecentes como “cocaína”, “maconha” e “crack”. Dois indivíduos foram presos em flagrante por tráfico de drogas. Últimas Notícias – Formiga)

DER-MG vai recuperar a MG-329

O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) abriu processo de licitação para recuperação funcional do pavimento na Rodovia MG-329, trecho Bom Jesus do Galho – Caratinga e Rodovia LMG-823, trecho São Sebastião do Anta – Inhapim. A execução dos serviços está restrita ao âmbito de circunscrição da 40ª Unidade Regional do DER/MG – Coronel Fabriciano. Os usuários destas rodovias, constantemente, reclamavam das condições da estrada, que estava tomada por buracos. Recentemente, o DER-MG justificou que a MG-329 estava bastante sobrecarregada sendo utilizada como desvio, devido à interdição da BR-262, na altura de Abre Campo. (Diário de Caratinga – Caratinga)

Dia do Bombeiro é comemorado em Ipatinga

O 11º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) uma solenidade alusiva ao Dia Nacional do Bombeiro, além dos 44 anos de instalação da primeira unidade da corporação em Ipatinga. Os bombeiros que foram destaques receberam medalhas e homenagens no teatro do Centro Cultural Usiminas. O evento contou com a participação do coronel Alexandre Humia Casarim, comandante do 5º Comando Operacional dos Bombeiros (COB), sediado em Governador Valadares. O tenente-coronel Alexsandro Carlos de Oliveira Nunes, comandante do 11º BBM, disse da importância de agradecer todos os parceiros da corporação responsável pelo atendimento de cerca de 100 municípios de Minas Gerais. (Diário do Aço – Caratinga)

Fundação tem pontuação recorde

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) publicou a pontuação provisória do ICMS Patrimônio Cultural do ano de 2021. Ituiutaba obteve a pontuação recorde de 11,13 pontos, aumentando em 110% o desempenho em relação ao ano de 2020. O Feito foi alcançado pela Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de Minas Gerais. O ICMS Patrimônio Cultural: é um programa de incentivo à preservação do patrimônio cultural do Estado, por meio de repasse de recursos para os municípios que preservam seu patrimônio e suas referências culturais através de políticas públicas diversas. (Gazeta de Minas – Ituiutaba)

Vereadores já discutem o 5G

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicação da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) se reuniu com representantes das operadoras Vivo/Telefonica e Claro para discutir as questões relacionadas à implantação da tecnologia 5G de internet móvel na cidade. A previsão é de que a disponibilização da nova ferramenta de comunicação, mais veloz, tenha início a partir de 2023 em capitais brasileiras. O encontro teve por objetivo discutir medidas que Juiz de Fora poderá tomar para se tornar pioneira na ampliação do novo sinal.  (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Aprovado centro de hemodiálise

O deputado estadual Carlos Pimenta expediu um comunicado informando que a Comissão Bipartite do SUS aprovou a implantação dos serviços de hemodiálise da cidade de Nanuque. Uma Comissão Intergestora Bipartite é um espaço intergovernamental, político e técnico onde ocorre planejamento, negociação e implementação de políticas de saúde pública. As decisões se dão por consenso (e não por votação), o que estimula o debate e a negociação entre as partes. Segundo a Deliberação expedida, Nanuque será equipada com 10 equipamentos de hemodiálise e outros equipamentos acessórios, com funcionamento em 3 turnos e capacidade para atender até 60 pacientes por semana. (Em Tempo – Nanuque)

Faça o download do arquivo: