Receitas do município de Uberaba crescem 13,5%

Coluna MG 18 Agosto

Receitas do município de Uberaba crescem 13,5%
O montante recebido do IPVA em Uberaba saiu de R$46.218.547 para R$54.083.363 (Reprodução)

Receitas do município crescem 13,5%

Receitas próprias da Prefeitura de Uberaba cresceram cerca de 13,5% no acumulado do ano até agora, comparado ao mesmo período de 2021. Balanço da Secretaria Municipal da Fazenda aponta que a arrecadação municipal totalizou R$534.249.053 até o dia 12 de agosto deste ano, contra R$470.832.447 no mesmo intervalo do exercício anterior. O incremento de quase R$64 milhões nas receitas próprias foi puxado principalmente por repasses estaduais e federais, bem como pela arrecadação do ISSQN e do IPTU. Quanto às transferências federais, os repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) somaram R$55.814.351 de janeiro até 12 de agosto de 2021, o valor no acumulado deste ano atingiu R$74.220.268. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Mulher comanda guarda municipal

A mulher vem ganhando espaço em ambientes antes predominantemente masculinos. Nunca a famosa frase lugar de mulher é aonde ela quiser começou a fazer tanto sentido na prática. Em Lagoa da Prata não foi diferente, onde a Guarda Civil Municipal (GCM) passou a ser comandada por uma mulher, o que pode se dizer que é um fato histórico na cidade. Graciela Amaral tem 34 anos, é dona de casa, mãe de dois filhos, graduada em Direito, Pós graduada em Direito Penal, Pós graduanda em Planejamento e Gestão de Projetos de Prevenção à Violência Contra a Mulher e conselheira municipal do Conselho da Mulher de Lagoa da Prata. (Últimas Notícias – Formiga)

Rodovias no Sul  arrematadas

O Consórcio Infraestrutura MG, formado pela Equipav S.A e Perfin S.A, venceu leilão de um conjunto de rodovias no Sul de Minas. A contraprestação (valor a ser pago pelo governo estadual) foi de R$ 377 milhões, deságio de 14,9%, uma vez que o previsto no edital era de R$ 402 milhões. Os investimentos devem ser de aproximadamente R$ 2 bilhões. O lote leiloado contempla o sistema de rodovias composto pela BR-459, MG-173, MG-290, MG-295, MG-455, além da CMG-146 e da LMG-877. O secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais, Fernando Marcato, ressaltou que a realização do leilão concluiu um importante avanço de desenvolvimento do Estado. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)

Capelinha orienta mototaxistas

A Prefeitura de Capelinha publicou um comunicado nas redes sociais, orientando a população sobre a regulamentação da cobrança do serviço de transporte prestado por mototaxistas no município. No comunicado a Prefeitura informa que “o serviço de mototáxi, regulamentado em Capelinha por Decreto Municipal desde o ano de 2018, oferece à população mais uma opção de transporte, tem preço acessível e facilita a vida de muita gente”. De acordo com a Administração Municipal, ainda há o desconhecimento por parte da população sobre a tabela de preços oficial, que deve ser seguida por todos os mototaxistas regularizados através de licitação. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

Empresário empossado na Fecomércio

O empresário Nadim Elias Donato Filho tomou posse da presidência do Sistema Comércio. Com mais de 40 anos de experiência no setor lojista, ele ficará no comando da nova diretoria até 2026. Natural de Muzambinho o empresário atua do setor lojista acumula mais de 12 anos como presidente do Sindicato de Lojistas de Belo Horizonte (Sindilojas-BH) e diretor da Associação Comercial de Minas Gerais (ACMinas). Já foi responsável pela fundação da Associação de Lojistas de Shopping Centers (Aloshopping) e vice-presidente da CDL Jovem, órgão complementar da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH).  (Folha Regional – Muzambinho)

Câmara leva serviços para distrito

A Câmara Municipal de Ouro Preto, por meio do programa Câmara Itinerante, esteve na Escola Municipal Doutor Alves de Brito, no distrito de Rodrigo Silva. No local, foram oferecidos diversos serviços públicos, como atendimentos de saúde, agendamento para a confecção de carteiras de identidade, CPF e carteira de trabalho. Além disso, durante a tribuna livre, os moradores puderam falar sobre as principais pautas do distrito. Ao todo, foram realizados 30 agendamentos para confecção de RGs, 20 cortes de cabelo, 60 atendimentos da saúde bucal e 15 atendimentos oftalmológicos. (O Liberal – Ouro Preto)

Covid recua no sul de Minas Gerais

A situação de controle de novos casos de covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas, com tendência de queda, se mantém há quase um mês. Novas internações e óbitos começaram tendência de queda desde o último domingo (14). É o que demonstra o Boletim IndCovid desta semana, dos pesquisadores da Universidade Federal de Alfenas. É preciso consolidar o recuo da covid-19 em casos, internações e óbitos e refletirmos sobre a endemia que queremos da doença. Hoje, ainda, a covid-19 provoca no Brasil 5 vezes mais casos e mortes por dia do que aids, tuberculose, gripe e dengue provocaram juntas em 2019, alertam. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)