Coluna MG 27 Setembro

Sebrae e parceiros lançam marca da Rota Caminhos Franciscanos
 A rota Caminhos Franciscanos começa na igreja de São Francisco de Assis, em Teófilo Otoni (Divulgação)

www.sindijori.com.br

Sebrae e parceiros lançam marca da Rota Caminhos Franciscanos

O Sebrae Minas, juntamente com os parceiros realizadores Prefeituras Municipais de Teófilo Otoni e Itambacuri, Circuito Turístico das Pedras Preciosas, Paróquias de Nossa Senhora dos Anjos e São Francisco de Assis lançaram a marca da Rota Caminhos Franciscanos, no Santuário de Nossa Senhora dos Anjos, em Itambacuri. A iniciativa pretende fomentar o turismo religioso, rural e de base comunitária no Vale do Mucuri. Além disso, o evento representa um marco para os frades do santuário que no próximo ano comemoram 150 anos de evangelização com a chegada dos capuchinhos, Frei Serafim de Gorízia e Frei Ângelo de Sassoferrato à região. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

Limpeza em área do aeroporto

A prefeitura de Araguari, após conseguir uma decisão liminar favorável da Justiça Federal sobre a desocupação de áreas invadidas no Aeroporto Santos Dumont, realizou duas reuniões comunitárias informativas com os moradores do local, com o objetivo de tirar dúvidas e esclarecer a situação. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, chefiada por Karla Carvalho, é responsável por tratar das questões relativas ao aeroporto. Assim, após os dois encontros informativos, que ocorreram neste mês de setembro, a administração segue para a próxima etapa dos procedimentos. (Gazeta do Triângulo – Araguari)

Ipatinga lança projeto

A Seção de Educação, Segurança e Fiscalização de Trânsito e a Seção de Educação e Convivência Cidadã, ligadas à Secretaria Municipal de Segurança e Convivência Cidadã de Ipatinga, lançaram na última semana, o projeto “Agente na Escola”, que percorrerá todas as escolas municipais. O ginásio Ely Amâncio, do Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro, foi palco das primeira apresentação direcionada a 160 alunos do 1º ao 9º ano da Educação Integral da rede municipal de ensino, e que serviu também para comemorar o Dia do Agente de Trânsito, informou o governo. (Diário do Aço – Ipatinga)

Escolas retomam aulas presenciais

Os estudantes de escolas localizadas em Juiz de Fora, enfim, voltam às salas de ula nesta segunda-feira, 27. Após uma semana dedicada à preparação dos profissionais da educação, 125 instituições de ensino infantil do município recebem os alunos no primeiro estágio da retomada presencial do ensino na cidade. Segundo a Secretaria de Educação da Prefeitura de Juiz de Fora (SE/PJF), todas as escolas municipais com educação infantil estão aptas para o retorno. Pelos dados da SE/PJF, retomam as aulas presenciais 46 creches e 79 escolas municipais, além de instituições privadas de ensino. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Amasbe realiza pesquisa

A Agência Municipal de Água, Saneamento Básico e Energia de Montes Claros (Amasbe) está realizando um questionário para que a população possa avaliar a qualidade do atendimento prestado pela Copasa, tanto na zona urbana quanto nos distritos rurais da cidade. A pesquisa segue até quinta-feira, 30, e a participação do maior número de pessoas é fundamental para trazer uma melhor qualidade ao atendimento oferecido à população da cidade. A pessoa tem de acessar o link, onde tem alguns questionamentos: onde questiona se procurou pessoalmente a Agência da Copasa para resolver algum problema, solicitar informação ou reclamar de algum serviço. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Arquivo Público recebe primeira visita

Alunos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) conheceram as dependências do Arquivo Público de Uberaba, neste fim de semana. A visita faz parte de uma atividade acadêmica proposta pelos professores Clayton Roman (UFTM) e Rosiane Carvalho Assis (Escola Estadual Aurélio Luiz da Costa). Alunos e professores foram acolhidos pelo superintendente do Arquivo, José Resende Filho, que apresentou de forma didática cada departamento. Na visita, os alunos puderam manusear documentos e fotos, devidamente equipados com luvas fornecidas pelo Arquivo. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Projeto de regularização fundiária

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais e parceiros assinam um acordo de cooperação técnica para implementar e definir a atuação do Núcleo Interinstitucional de Regularização Fundiária (Nuiref), que deverá planejar e executar ações de regularização fundiária em Minas Gerais. Além do Judiciário, aderem à parceria o Ministério Público de Minas Gerais, por intermédio da Coordenadoria Estadual das Promotorias de Justiça de Habitação e Urbanismo; o Estado de Minas Gerais, por meio da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico; a Defensoria Pública de Minas Gerais, o Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais e a Associação Mineira dos Municípios. (Diário do Rio Doce – Teófilo Otoni)