Subsídio para tarifa de ônibus em Juiz de Fora

COLUNA MG 12JUL

Subsídio para tarifa de ônibus em Juiz de Fora
Empresas de ônibus alegam desequilíbrio econômico no contrato de concessão em razão da pandemia (Foto: Leonardo Costa/)

Subsídio para tarifa de ônibus

O projeto de lei que define a concessão de um subsídio municipal ao sistema de transporte coletivo urbano de Juiz de Fora já chegou ao órgão Legislativo e o repasse dos recursos às concessionárias foi definido em mesa de diálogo criada pelo Executivo, para discutir, estudar e buscar soluções para o sistema. Esta foi a solução encontrada para garantir a manutenção do valor da tarifa do serviço nos atuais R$ 3,75. A proposta pretende repassar às concessionárias um total de R$11,9 milhões. De acordo com o projeto de lei, o montante será transferido em seis parcelas, sendo as cinco primeiras no valor de R$ 1,7 milhão e a sexta e última, de R$ 3,4 milhões. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Inscrições abertas para projeto

As inscrições para o Projeto de Reuso de Águas Cinzas – Reabastecer, criado em parceria entre a Copasa e o Ministério Público de Minas Gerais, estão abertas até o próximo dia 17. Ao todo, mil famílias residentes de Ipatinga e cadastradas no projeto serão beneficiadas com a ação, que visa gerar uma economia de água em residências, por meio de bombonas. A iniciativa consiste na doação de kits compostos por uma bombona de 240 litros. O objetivo é que seja possível realizar o armazenamento das águas cinzas, que são águas de pias, máquina de lavar e chuveiro para que possam ser consumidas depois para usos não nobres, como lavar quintal, garagem, carro, dentre outros. (Diário do Aço – Ipatinga)

Alimentos para famílias em  pobreza

A Prefeitura de Montes Claros anunciou que vai adquirir gêneros alimentícios da agricultura familiar para atender 7.583 famílias em situação de extrema pobreza, que vivem na área urbana e na zona rural do município e que são atendidas pelos 11 Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A sessão do processo de chamamento público será realizada nesta quinta-feira, 15, e o investimento deve ser de cerca de R$1 milhão. Os produtores rurais deverão realizar a entrega dos alimentos de forma parcelada, sendo que os mesmos serão inspecionados para verificação da qualidade, peso e estado dos produtos. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Falta de recursos impede recapeamento

Apesar das constantes reclamações sobre a qualidade das vias públicas em Uberaba, o Governo Municipal anunciou que não deve arcar com obras de recapeamento este ano. De acordo com o secretário adjunto da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), Pedro Henrique Arduini Guedes, o Executivo não tem recursos suficientes para financiar os trabalhos. Este cenário está sendo coberto pela ação da operação “Tapa Buracos”, que atende as demandas bairristas da cidade e faz o trabalho de contenção das falhas estruturais das ruas. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Uberlândia disponibiliza biblioteca virtual

O Projeto "Clube das Palavras" disponibilizará para a população de Uberlândia acesso a uma biblioteca digital durante a pandemia de covid-19. A ação é fruto de parceria entre a Biblioteca Municipal Juscelino Kubitscheck de Oliveira com a Orgaização Não Governamental (Ong) Recode e a biblioteca digital Tocalivros. A inscrição é gratuita, mas as vagas são limitadas. O Clube das Palavras é um projeto já existente na cidade, sendo que as pessoas podem colaborar, fornecendo resenhas, curiosidades e outras atividades relacionadas à literatura. Estas mesmas pessoas também poderão acessar mais de 5 mil e-books de vários temas e com ferramentas interativas. (Jornal 10 – Uberlândia)

Retomada dos serviços de saúde

Capinópolis retomou as consultas e avaliações para exames de mamografia, endoscopia, tomografia e cirurgias de catarata, visto que os mesmos estavam suspensos desde 2020 devido a pandemia de covid-19. Segundo As informações da Prefeitura Municipal, a retomada foi possível por meio de um aditivo contratual com o consórcio público intermunicipal de saúde do triângulo mineiro (CISTM), com um recurso destinado pelo Deputado Federal Zé Vitor, que vai permitir a realização de mais de 150 cirurgias oculares e aproximadamente 500 exames de média complexidade. (Tudo em Dia – Ituiutaba)

Agentes de capacitação concluem curso

Os agentes de trânsito de Governador Valadares concluíram um curso de atualização regulamentado pelas Portarias 94/2017 e 150/2021. Tais portarias estabelecem a obrigatoriedade de instituir o curso de Agente de Trânsito para profissionais que executem as atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento nos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito. O curso teve duração de 32 horas/aula, com o objetivo de atender aos protocolos de saúde no combate à covid-19 e garantir que o trânsito da cidade não fique desguarnecido, os agentes foram divididos em duas turmas, sendo que a primeira realizou a capacitação no período de 28 de junho a 2 de julho e a segunda, no período de 5 a 9 de julho. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)