Sudene reserva R$ 1,9 bi do FNE para Minas Gerais

Coluna MG 30 de Setembro

Sudene reserva R$ 1,9 bi do FNE para Minas Gerais
Investimentos para acelerar o desenvolvimento socieconômico, com a geração de mais empregos,, na área mineira da Sudene (Reprodução)

Sudene reserva R$ 1,9 bi do FNE para Minas

Minas Gerais terá recursos da ordem de R$ 1,9 bilhão do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para investimentos na área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), no Estado, visando a acelerar seu desenvolvimento socieconômico, com a geração de mais empregos. Este valor consta do orçamento de R$ 34,6 bilhões do Fundo, para 2023, apresentado durante live promovida pelo Banco do Nordeste (BNB), que reuniu representantes da Sudene, Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Sebrae e Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE). O orçamento ainda tem que ser apreciado pelo Conselho Deliberativo da Sudene (Condel).  (Jornal de Notícias – Montes Claros)

Irmãos têm prioridade na matrícula

O projeto de lei que garante o direito de prioridade de matrícula aos irmãos na mesma unidade escolar da rede pública municipal de educação de João Monlevade foi aprovado. A matéria é de autoria do vereador Gustavo Prandini e foi aprovado por nove votos favoráveis, um contrário e duas abstenções.De acordo com a matéria, o Estatuto da Criança e do Adolescente assegura às crianças e aos adolescentes o acesso à escola pública e gratuita, próxima a sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica. De Fato On line – Itabira)

Uberaba regula o saneamento

A Prefeitura Municipal de Uberaba e a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) assinaram convênio com a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais para regulação e fiscalização dos serviços de saneamento básico, nos eixos de água e esgoto. A agência entra em exercício a partir de 1º de dezembro. O documento foi assinado pela prefeita de Uberaba, Elisa Araújo; o presidente da Arisb-MG, Neider Moreira de Faria e o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho. A adesão a uma agência reguladora é uma das determinações do Novo Marco Legal do Saneamento Básico. (Jornal de Uberaba – Uberaba)

Paraíso define repasse para Congada

Foi definida a forma de repasse de recursos aos ternos de Congo, Moçambique e Reinado de São Sebastião do Paraíso para a festa que acontece em dezembro. Foi num encontro do prefeito Marcelo de Morais, o secretário de Educação e Cultura, Lucas Candido de Oliveira, membros da diretoria do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e representantes das agremiações. O valor total é na ordem de R$ 220 mil e será repassado diretamente à pessoa física indicada por terno, sem intermediários, por meio de projeto de lei a ser aprovado pela Câmara Municipal. (Jornal do Sudoeste – São Sebastião do Paraíso)

Samu começa a funcionar em Patos

Com a entrega de novas viaturas e da obra de reforma da Central de Regulação, localizada no prédio da antiga UPA, na Avenida Marabá, o serviço regionalizado do Samu começa a funcionar a partir da próxima segunda-feira (3). O sistema, que é gerido pelo Cisreuno e vem sendo discutido desde 2014, finalmente será implantado e mantido com recursos da União, do Estado e dos municípios, de acordo com a equivalência populacional de cada cidade. O território Noroeste, composto por 33 municípios, terá Patos de Minas como central de regulação. O espaço para o funcionamento da Central de Regulação foi cedido pelo Município e está equipado para receber os chamados da população de toda a região. (Folha Patense)

Cobertura vacinal preocupa em Minas

Mais uma grave doença está preocupando os governantes brasileiros pela baixa cobertura vacinal. A meningite dos tipos A, B, C, W e Y têm imunizante disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças e adolescentes, entretanto apenas 75,36% dos mineiros foram imunizados este ano contra o meningococo tipo C, a bactéria prevalente no Brasil. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), de janeiro a setembro deste ano, 465 casos foram registrados no estado e 71 pessoas morreram vítimas de meningites. Os números são maiores que 2021, já que nos 12 meses, houve um total de 459 casos e 51 óbitos. A capital mineira também está enfrentando aumento nos casos, se comparados com o ano anterior. (Sabará Notícias – Sabará)

Alunos visitam o Legislativo Municipal

O Plenário da Câmara Municipal de Patrocínio esteve repleto de alunos de quatro escolas estaduais da cidade. Na oportunidade, mais de cem alunos das escolas Irmã Gislene, Dalva Stela de Queiroz, Terezinha Marra e Venina Tavares Amaral, essa última do Distrito de Salitre de Minas. A visita foi possível dada a uma parceria entre a Escola do Legislativo “Paulo Sérgio de Morais” e o Programa Educacional de Resistência às Drogas desenvolvido por oficiais do 46º Batalhão da Polícia Militar. O Cabo PM Pedro Henrique, ministrou a palestra “Prevenção às drogas”, direcionada aos alunos. (Jornal de Patrocínio – Patrocínio)