Uberlândia registra queda no número de exames de próstata

Coluna MG 20 Novembro

Uberlândia registra queda no número de exames de próstata
Os médicos recomendam que os homens façam os exames a partir dos 50 anos de idade (Fhemig)

Redução de exames de próstata

O câncer de próstata foi responsável por aproximadamente 30% dos diagnósticos de câncer entre pessoas do sexo masculino em 2020, de acordo com o último levantamento publicado pelo Instituto Nacional de Câncer. Segundo o oncologista Glauco Silveira, durante a pandemia, a procura por exames preventivos diminuiu em Uberlândia. De acordo com o último levantamento publicado pelo Inca, para 2020 foram previstos 65.840 novos casos de câncer de próstata, o que representa 29,2% de todos os cânceres que atingem os homens. Desses casos, foi previsto que aproximadamente 15 mil evoluíram para óbito. Nessa mesma equação estão os tumores de Cólon e Reto (9,1%), Traqueia, Brônquio e Pulmão (7,9%), Estômago (5,9%) e Cavidade Oral (5%). (Diário de Uberlândia)

Plano Municipal de Turismo de Araxá

Destino que se destaca pelas suas belezas naturais, manifestações culturais, gastronomia, bem-estar e grandes eventos. Com o intuito de estabelecer diretrizes para que o setor cresça de maneira adequada, organizada e sustentável, foi constituído o Plano Municipal de Turismo de Araxá 2021-2024. O planejamento foi desenvolvido pela Prefeitura de Araxá e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Minas Gerais (Sebrae-MG) e deve servir como um instrumento transformador da economia local. E tem como objetivo planejar, ordenar e integrar esforços para o desenvolvimento de um destino turístico inteligente. (Correio de Araxá)

Ponto de acolhimento para mulheres LGBTs

Mulheres lésbicas, bissexuais e trans (LBTs) terão um ponto de acolhimento que funcionará dentro da Casa da Mulher, na Avenida Garibaldi Campinhos 169, no Bairro Vitorino Braga. A ideia, segundo a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), é de que elas procurem o espaço para receber encaminhamento para atendimentos na área de saúde. O Ponto de Acolhimento da Saúde para Mulheres LBT deve ter uma profissional capacitada para realizar a primeira etapa do acolhimento, recebendo orientações e encaminhamentos a partir de diálogo constante com a Secretaria de Saúde. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Início de construção

A duplicação da BR-381 no lote 3.1, em Antônio Dias, prossegue com a construção da última obra deste lote, a Ponte da Prainha. A construção dos pilares da ponte já teve início, sendo que, em julho deste ano, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) realizou a demolição da antiga ponte Engenheiro Mascarenhas Barbosa Roscoe, conhecida como “Ponte da Prainha”. O local da estrutura está situado entre os quilômetros 315 e 316, próximo ao viaduto da Prainha e o Emboque BH do túnel Prainha. Enquanto isso, está marcado para o dia 20 de dezembro o leilão rodoviário das BRs-381 e 262, em Minas Gerais e Espírito Santo, que prevê cerca de R$ 7 bilhões em investimentos privados. (Diário do Aço – Ipatinga)

Poços divulga diretrizes

A Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas publicou, no Diário Oficial do Município, a Portaria nº 015, que dispõe sobre as diretrizes para conclusão do ano letivo de 2021 no Sistema Municipal de Ensino, considerando as normativas relacionadas à pandemia da covid-19. A portaria contém as orientações excepcionais para a conclusão do ano letivo de 2021 nas unidades da rede pública de Educação Básica e de Educação Profissional e rede particular de Educação Infantil, devido ao período de emergência e das medidas de prevenção ao contágio e enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. (A Folha Regional – Muzambinho)

Congo em Ouro Preto

O município de Ouro Preto recebeu a Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora das Graças. O evento teve início no bairro Bauxita, e seguiu em procissão até a igreja Nossa de Lourdes, onde foi celebrada uma missa. Além de trazer fé e esperança para as ruas, o momento marcou o retorno dos fiéis a eventos religiosos A festa contou com o apoio da Prefeitura de Ouro Preto e da Associação de Pais de Amigos dos Excepcionais (Apae) do município e teve início com o levantamento dos mastros na Bauxita. (O Liberal – Ouro Preto)

Licitação para construção de UBS

Empreiteira desistiu de contrato para construção da unidade básica no bairro São Benedito, em Uberaba, e uma nova licitação deve ser aberta ainda este ano para viabilizar a obra. A informação foi repassada pelo secretário municipal de Saúde, Sétimo Bóscolo, sendo que, no ano passado, a obra foi contratada por R$983,2 mil, sendo que R$700 mil eram correspondentes à parte do recurso do duodécimo devolvido pela Câmara Municipal em 2019. A Administração Municipal chegou a emitir ordem de serviço em novembro do ano passado para início dos trabalhos, mas não houve nenhuma movimentação até o momento. (Jornal da Manhã – Uberaba)