Unidades da CBA em Miraí e Poços têm destaque em ranking

Coluna MG 30 Set

Unidades da CBA em Miraí e Poços têm destaque em ranking
Miraí e Poços de Caldas são referências nacionais nas áreas de segurança e programas socioambientais (Divulgação)

www.sindijori.com.br

Unidades da CBA têm destaque em ranking

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) obteve mais um importante reconhecimento no setor mineral. As unidades da CBA em Miraí e Poços de Caldas foram destaque no ranking das maiores minas do Brasil, publicado pela revista especializada Minérios & Minerales. A Unidade de Miraí foi líder nacional em ações e projetos socioambientais, enquanto a de Poços de Caldas aparece em quarto lugar entre as unidades mais seguras do país. A Zona da Mata Mineira se destacou no desenvolvimento de diversos programas socioambientais na região, sendo a Unidade que mais investiu em todo o país no último ano. Já o principal reconhecimento de Poços de Caldas foi na área de segurança operacional. (Gazeta de Muriaé)

IPDSA assina contrato

O Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) assinou, nesta terça-feira, 28, o contrato com a empresa que realizará a revisão do Plano Diretor Estratégico da cidade. O contrato, no valor de R$ 547 mil, com a empresa vencedora da licitação, a DRZ Geotecnologia e Consultoria, estipula um prazo de 7 meses para a entrega do primeiro esboço do Plano Diretor. Na próxima semana, a contratada apresentará um plano de trabalho. De acordo com o superintendente do instituto, Ney Dutra, uma equipe da autarquia irá compor a comissão técnica qu pactuará o cronograma de execução. (O Planalto – Araxá)

Reabertura do teatro da Usiminas

O mês de outubro se aproxima com uma boa notícia: Vem aí o esperado reencontro no Teatro do Centro Cultural Usiminas. Teatro de bonecos, teatro adulto, música instrumental, música cantada, além da programação educativa, estão entre as atrações oferecidas pelo Instituto Usiminas na programação do Reencontro com o Teatro, realizada com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Depois de 18 meses fechado, em função da pandemia, o Teatro do Centro Cultural Usiminas passa a receber eventos seguindo as recomendações de biossegurança e prevenção a Covid-19, com adequações para ocupação de até 50% da sua capacidade, conforme Decreto Municipal 9.666/2021. (Diário do Aço – Ipatinga)

Câmara discute atrasos

Com o objetivo de tratar da celeridade dos prazos para aprovação de projetos de construções que tramitam na Prefeitura de Juiz de Fora, foi realizada uma audiência pública que atendeu requerimento do vereador Luiz Otávio Coelho, também abordou a questão das análises, emissão de licenças, liberação de documentos e falta de veículos para vistoria in loco de fiscais nos empreendimentos na cidade. Foram convocados a secretária de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas, Aline da Rocha Junqueira, e a secretária de Governo, Cidinha Louzada, e outros convidados. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Início do cadastramento escolar

O Cadastro Escolar, procedimento necessário para que pais e responsáveis matriculem as crianças em creches municipais e no pré-escolar, já pode ser realizo em Manhuaçu. Para isto, os adultos devem se dirigir às instituições de ensino, levando documentos da criança e comprovante de endereço atualizado. Em Manhuaçu, conforme informou a Secretaria Municipal de Educação, o Cadastramento Escolar se iniciou nesta semana e segue até o próximo dia 29. Os pais ou responsáveis de crianças entre zero e cinco anos de idade devem fazer o cadastro para pleitear vagas nas creches e no ensino pré-escolar do município. (Diário de Manhuaçu)

R$30 milhões para parques do Norte de Minas

O Norte de Minas contará com R$30 milhões viabilizados pela Agência Norueguesa para Desenvolvimento e Cooperações, por meio do Ministério das Relações Exteriores da Noruega, no Projeto Copaíbas prevê esta verba para fortalecimento dos parques estaduais Caminhos dos Gerais, Serra Nova e Talhado, de Botumirim, Veredas do Peruaçu, de Grão Mogol, Verde Grande, Serra do Cabral, Lagoa do Cajueiro, Biribiri, Serra Negra, Serra das Araras e Reserva de Desenvolvimento Sustentável Veredas do Acari, todos eles geridos pelo Instituto Estadual de Florestas; iniciativa terá duração de cinco anos. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Poços retoma obras de Fórum

As obras do novo Fórum de Poços de Caldas foram retomadas, novamente, nesta semana. A empresa responsável pela nova licitação é a Destak Construtora e Incorporadora Ltda. O valor global do empreendimento é de R$33.309.570,94, sendo o custo anterior de R$24.264.938,04. As obras de construção do novo Fórum, localizadas na zona oeste, tiveram início em janeiro de 2020 e teriam prazo de término em março de 2022. Porém, por duas vezes elas foram paralisadas. Em 2018, o Tribunal protocolou, na prefeitura de Poços, o projeto arquitetônico e a documentação necessária para obter o alvará de construção do novo Fórum da comarca. (Jornal da Mantiqueira – Poços de Caldas)

UFU arrecada cestas básicas

Em busca de ajudar membros da comunidade LBGTQIAP+ em situação de vulnerabilidade social e econômica, o "Somos", projeto de extensão da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) ligado ao Escritório de Assessoria Jurídica Popular (Esajup), está arrecadando cestas básicas para serem doadas. A intenção é conseguir apoio não apenas da população, mas também de empresas para poder ajudar essa parte da população que muitas vezes é excluída da sociedade. O projeto tem como objetivo principal prestar assessoria jurídica para a comunidade LBGTQIAP+. (Diário de Uberlândia)