Unimontes volta com seu vestibular próprio

Coluna MG 13 Setembro

Unimontes volta com seu vestibular próprio
80% das vagas da Unimontes serão oferecidas no seu vestibular próprio e 20% serão preenchidas pelo Enem (Divulgação)

Principais destaques dos jornais integrantes da Rede Sindijori MG

Unimontes volta com seu vestibular

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) vai retornar com o seu vestibular tradicional para o ingresso nos seus cursos de graduação. O anúncio foi feito pelo reitor da instituição, professor Wagner de Paulo Santiago. As provas do vestibular da Unimontes serão no dia 10 de dezembro, visando o preenchimento de 2.734 vagas em 70 cursos de graduação (divididos em dois grupos) para o ano de 2024 (primeiro e segundo semestres). Segundo o reitor, 80% das vagas serão oferecidas no seu vestibular próprio e 20% serão preenchidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). (Novo Jornal de Notícias – Montes Claros)

www.novojornaldenoticias.com.br

Municípios vão ajudar hospital

Prefeitos e vices de 19 cidades da região aprovaram a proposta de rateio mensal de R$ 2,5 mil para evitar o fechamento do hospital psiquiátrico Gedor Silveira, de São Sebastião do Paraíso. Segundo informações da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg), a proposta foi discutida e aprovada em reunião nesta terça-feira, 12, e a previsão é que o repasse seja feito por 12 meses. O hospital alega deficit mensal de cerca de R$ 300 mil devido à defasagem na tabela de pagamentos do Sistema Único de Saúde (SUS).  (Folha da Manhã – Passos)

Captação beneficia 6 pacientes

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro realizou nesta semana a captação de coração, rins, fígado e córneas para transplantes. A paciente doadora teve morte encefálica após sofrer um atropelamento. A doação autorizada pela família poderá beneficiar seis pessoas que aguardam na fila. Segundo o médico Ilídio Antunes de Oliveira Júnior, coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante  do HC-UFTM, um dos rins e o fígado serão transplantados em Uberlândia, o coração seguirá para Itajubá-MG e o rim e as córneas deverão ser transplantados aqui no HC-UFTM. (Jornal de Uberaba)

https://www.jornaldeuberaba.com.br/noticia/64745/captacao-de-multiplos-orgaos-realizada-n o-hc-uftm-beneficia-6-pacientes

Associação do Circuito das Grutas se firma

Das centenas de grutas que se encontram em Minas Gerais, um expressivo número se concentra nesses municípios, incluindo as três mais famosas: a Gruta do Maquiné, em Cordisburgo; a da Lapinha, em Lagoa Santa; e a do Rei do Mato, em Sete Lagoas. Além das grutas, o turista aventureiro também conta com atrações como trekking, pedal e escaladas, além de uma série e de eventos que ocorrem durante todo o ano em cada uma das cidades que compõem o roteiro. (Jornal Sete Dias - Sete Alagoas)

www.setedias.com.br/noticia/manchete/53/associacao-circuito-das-grutas-se-firma-co mo-referencia-que-integra-o-melhor-da-programaca/30223

Minas firma parceria com a Ferrero

O Governo de Minas e a Ferrero assinaram, nesta terça-feira, 12, em Alba, na Itália, um protocolo de intenções para instalar um parque em Poços de Caldas e o desenvolvimento das atividades do programa educacional Kinder Joy of Moving, com o qual o Estado já mantém parceria. O termo foi assinado em reunião com executivos na sede da empresa após a apresentação do parque já instalado na cidade italiano, também criado com os objetivos de desenvolvimento educacional. (Mantiqueira Online - Poços de Caldas)

Mata faz Semana da Cachaça

Prossegue até esta sexta, 15, em Juiz de Fora, e sábado, 16, em Goianá, dentro do XI Encontro dos Produtores Rurais, a  Segunda edição da Semana da Cachaça. Promovida em parceria entre o Reza Forte, o sommelier João Simoncini, a UniAcademia e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a semana tem como tema “Por que não a cachaça? Um problema sociocultural de consumo”. A programação mescla cursos e palestras com samba e choro – um evento tipicamente brasileiro. (Tribuna de Minas  Juiz de Fora)

Guarda terá adicional de risco

A Prefeitura de Varginha encaminhou para a Câmara Municipal o Projeto de Lei de autoria do Executivo, que institui o adicional de risco de vida para a Guarda Civil Municipal de Varginha. O adicional será de 30% sobre o valor do salário mínimo vigente, conforme prevê o Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Varginha. O adicional de risco de vida substitui a concessão do adicional de periculosidade aos Guardas,            não      sendo,  portanto,          cumulativos.    (Blog   do        Madeira - Varginha)

https://blogdomadeira.com.br/projeto-sobre-adicional-de-risco-de-vida-para-gcm-de-varginh a-vai-para-camara