Vagão do “Trem de Prata” está abandonado em Juiz de Fora

Coluna MG 15 de Outubro

Vagão do “Trem de Prata” está abandonado em Juiz de Fora
Vagão considerado um bem histórico é alvo de constantes furtos e depredações nas últimas semanas (Felipe Couri)

Vagão do “Trem de Prata” está abandonado

Já se passaram quase 25 anos desde a última viagem do famoso “Trem de Prata”, que era conhecido por interligar as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Desde então, as litorinas automotrizes pararam de operar definitivamente e tiveram sua propriedade transferida para o Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit). Uma delas foi deslocada para a Estação Ferroviária Mariano Procópio, em Juiz de Fora, onde permanece há cinco anos. A situação de abandono em que se encontra a litorina automotriz, entretanto, tem feito com que o vagão, considerado um bem histórico, seja alvo de constantes furtos e depredações nas últimas semanas. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Alunos visitam Casacor

Os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, acompanhados pelas professoras Marcela Assunção e Tatiane Matias, visitaram a 27ª Casacor Minas Gerais, que foi realizada no Palácio das Mangabeiras, em Belo Horizonte. A Casacor é reconhecida como uma importante mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo, apresentando as tendências de mercado. A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unifasar Tatiane Matias, garante que “a participação no evento propiciou aos alunos aprender mais sobre as diversas formas de aplicação de materiais, combinação de cores, vegetação, layout e outros aspectos na organização espacial”. (Correio Online – Conselheiro Lafaiete)

Prefeitura e CDL revitalizam rua

A Prefeitura de Araguari avança com as obras de revitalização da rua Rui Barbosa. A Construtora Debs Procópio Ltda é a empresa responsável pela obra que custará cerca de R$1.148.000,00. Atualmente, está sendo realizado o trabalho de drenagem entre as ruas Afonso Pena e Rodolfo Paixão. Mesmo com o avanço das obras, vários lojistas ficam preocupados; pois a Black Friday e as festas de fim de ano se aproximam. Pensando nisso, a prefeitura, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Araguari, vários lojistas e a Construtora Debs Procópio se reuniram para definirem juntos como acontecerá a revitalização nesse fim de ano. (Gazeta do Triângulo – Araguari)

Saúde habilita hospitais em Montes Claros

A portaria que habilita os 191 hospitais para o programa QualiSUS Cardio foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). O anúncio dos hospitais habilitados no programa que monitora a qualidade da assistência cardiovascular no Sistema Único de Saúde (SUS) foi feito na quinta-feira (29) durante o seminário promovido pelo Ministério da Saúde no Dia Mundial do Coração. De Montes Claros foram habilitados a Santa Casa, o Hospital Dílson Godinho e o Hospital Aroldo Tourinho, os três no Nível C. Instituído em maio de 2022, o QualiSUS Cardio é um avanço no modelo de financiamento da atenção especializada. (Jornal de Notícias – Montes Claros)

Trecho da via-férrea serão iniciadas

Nos próximos dias serão iniciadas as obras de recuperação da via-férrea no trecho que corta o município de Além Paraíba. Tal recuperação já vem sendo realizada no trecho entre Sapucaia e Três Rios, visando a circulação do Trem Turístico Rio-Minas. Pelo menos oito homens com mão de obra especializada realizarão as obras começando na altura da Parada Breves, seguindo no sentido a Volta Grande. O trecho entre Sapucaia até a Parada Breves será feito pela equipe que ainda trabalha entre Sapucaia e Três Rios. O Trem Rio-Minas vai percorrer oito cidades: Três Rios e Sapucaia, no estado do Rio de Janeiro; e Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba, Chiador, e Cataguases, em Minas Gerais. (Além Parahyba – Além Paraíba)

Estado homologa a pavimentação

O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais homologou o edital com o resultado da licitação para as obras de pavimentação da rodovia MG-060, no trecho que liga os municípios de Papagaios a Pompéu. Os trabalhos estarão concentrados em 44,78 quilômetros de extensão. A pasta informou que o investimento será de, aproximadamente, R$ 72 milhões. A previsão é que a obra receba ordem de início dos trabalhos ainda neste mês de outubro e, de acordo com o contrato, com prazo de execução de 540 dias. Ao ser concluída a pavimentação, mais de 50 mil pessoas que circulam pela região serão beneficiadas. (Portal Agora – Divinópolis)

Itabira zera filas para exames

A Secretaria de Saúde de Itabira promoveu mutirões de cirurgias, com registro de até 50 procedimentos em um final de semana, aperfeiçoamento de processos internos e aumento de recursos para exames laboratoriais e outros serviços de saúde. As ações reduziram e, em alguns casos, acabaram com longas filas de espera por exames e cirurgias na cidade, uma demanda reprimida que o SUS de Itabira acumulava já há anos e que se intensificou com a pandemia da Covid-19. (De Fato On Line – Itabira)