13º salário injeta R$ 395 milhões na economia de Juiz de Fora

Coluna MG 30 Novembro

13º salário injeta R$ 395 milhões na economia de Juiz de Fora
Os números deixam o mercado da cidade otimista e os impactos devem ser percebidos já no início do próximo mês (Tribuna de Minas)

13º salário injeta R$ 395 mi em JF

O pagamento do 13º salário deve injetar mais de R$ 395 milhões na economia de Juiz de Fora em 2022. Na cidade, aproximadamente 137.100 trabalhadores celetistas devem ser beneficiados, de acordo com dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O valor recebido fica em torno de R$ 2.886,91, considerando o salário médio do juiz-forano em 2021, previsto na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). O montante, no entanto, deve ser ainda maior, visto que a estimativa não leva em conta o valor recebido pelos funcionalismo público juiz-forano. O Natal é a melhor data para o comércio, segundo Marcos Casarin, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Juiz de Fora. (Tribuna de Minas)

Diplomação em Minas será no dia 19

A solenidade de diplomação das eleitas e eleitos em 2022 em Minas Gerais será realizada no dia 19 de dezembro, às 17h. A cerimônia, que acontecerá na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte, será transmitida ao vivo no canal do TRE no YouTube. A diplomação dos eleitos é um ato previsto na legislação e marca o encerramento do processo eleitoral. O ato consiste na entrega do diploma aos eleitos, um documento oficial emitido pelo TRE, assinado pelo presidente da instituição, e que é condição para a posse em 2023. Serão 135 diplomados, nesta ordem: o governador Romeu Zema e seu vice, Mateus Simões; o senador Cleitinho Azevedo e dois suplentes; 53 deputadas e deputados federais e 77 deputadas e deputados estaduais. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

Centro de Artes Marciais inaugurado

A Prefeitura de Araguari, através da Fundação Municipal de Esportes e Paradesporto (FAMEP) inaugurou o Centro de Artes Marciais “Mestre Ferrugem”, localizado na avenida Belchior de Godoy, próximo aos trilhos da linha férrea. De acordo com a prefeitura, a construção do centro esportivo foi indicada pelo presidente da Câmara Municipal de Araguari, o parlamentar Leonardo Rodrigues da Silva Neto (Republicanos), e posteriormente foi aprovada pela atual gestão. A obra do Centro das Artes Marciais “Mestre Ferrugem” custou aproximadamente R$97.097,98, oriundos da prefeitura, e a empresa Porto Ramos foi a encarregada por essa construção. (Gazeta do Triângulo – Araguari)

Araxá faz alerta contra dengue

A Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Araxá alerta a população araxaense sobre os cuidados, prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. Os profissionais reafirmam que a conscientização deve existir frequentemente e não apenas em períodos específicos ou chuvosos.  Como ações estratégicas para reduzir os focos do mosquito Aedes aegypti na cidade, a Prefeitura de Araxá apoia os trabalhos realizados sobre o tema para evitar a proliferação da dengue, como orientações e distribuição de panfletos em diferentes pontos da cidade. (Correio de Araxá – Araxá)

Simulado de salvamento em Formiga

O Pelotão do Corpo de Bombeiros em Formiga realizou um simulado de atendimento de ocorrência envolvendo a evacuação de pessoas em locais ilhados. A atividade ocorreu nas adjacências da comporta do controle de nível da lagoa do Parque Municipal Leopoldo Corrêa (Lagoa do Fundão) e teve como objetivo a preparação do efetivo para atendimento a ocorrência típica do período chuvoso. No local, foi simulado o cenário de ocorrência em um dia/período de elevado índices pluviométricos, sendo exigido a transposição de vítimas por uma área alagada. (Últimas Notícias – Formiga)

Chuva superior a 90mm causa estragos

A chuva intensa da madrugada desta terça-feira deixa estragos no Vale do Aço. Há vários pontos com ruas interditadas nas cidades da região por causa de queda de árvores ou de barreiras, principalmente nas áreas rurais. Não há registro de vítimas, mas apenas de danos materiais causados pela chuva que em alguns lugares atingiu o acumulado de 90 milímetros, conforme dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cpetec). O balanço das equipes de Defesa Civil será divulgado posteriormente. Entretanto, a cidade que mais sente os efeitos da chuva intensa, é Coronel Fabriciano. O ribeirão caladão já transbordou em vários pontos. (Diário do Aço – Ipatinga)

Senac PA faz feira de profissões

O Senac Pouso Alegre realizou uma feira de profissões. O evento foi gratuito, presencial e trouxe a exposição de algumas áreas de formação profissional, como administração, marketing, logística, estética, tecnologia da informação, recursos humanos, segurança do trabalho, dentre outras. O objetivo da feira é contribuir na escolha da profissão dos futuros ingressantes, abordando temas como cotidiano da profissão, projeção salarial, mercado de trabalho e carreira. Foram oferecidas diversas oficinas práticas, visitação aos laboratórios e ambientes pedagógicos. Os participantes também foram instruídos sobre a utilização da plataforma de empregos do Senac e cadastro de currículos. (Jornal Diário Regional – Pouso Alegre)