Coluna MG 03 Junho

Assembleia quer ouvir ANA sobre lagos
Na pauta da audiência, entidades querem as razões que justifiquem o não cumprimento da emenda constitucional 106 que trata do nível dos lagos (Nova Imprensa)

Rede de Notícias do Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

Assembleia quer ouvir ANA sobre lagos

Atendendo a uma solicitação subscrita pela Unelagos - União dos Empreendedores do Lago de Furnas, juntamente com a Alago - Associação dos Municípios do Lago de Furnas e pelo movimento ‘Todos por Furnas e Peixoto’, a Assembleia Legislativa fará no próximo dia 20 de junho uma audiência pública, com a finalidade de ouvir da Presidência da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) as razões que levam a referida Agência a retardar as providências burocráticas que, através da alteração das condições das outorgas hoje em vigor, permitam que se atenda os ditames constitucionais vigentes que estabelecem como cotas mínimas a 762 para o Lago de Furnas e 663 para o Lago de Peixoto. (Nova Imprensa - Formiga).

Montes Claros pode perda de R$ 16 mi

Se aprovado pelo Congresso Nacional, o Projeto de Lei Complementar 18/2022 - que propõe alteração na alíquota de ICMS relacionada à energia elétrica, às comunicações, aos combustíveis e ao transporte público - impactará as finanças municipais em R$ 15,4 bilhões. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou nota reforçando a preocupação com os efeitos financeiros da medida. O PLC foi aprovado na Câmara dos Deputados e agora segue para o Senado. A entidade divulgou ainda a estimativa com os valores que serão reduzidos para cada município. Montes Claros, por exemplo, teria uma perda de R$ 16.165.180,53. (Jornal de Notícias – Montes Claros)

Projeto oferece treinamento funcional

O projeto Movimente-se teve início no final de 2021 na Igreja do Evangelho Quadrangular, uma iniciativa do ministério de mulheres, através da professora Cibele Penido e pastora Ana Márcia. Nesse ano de 2022 o projeto foi apresentado e aprovado através da Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da prefeitura e incentivo da Unimed, levando atividades físicas gratuitas para mulheres e crianças. A proposta do projeto é o cuidado com a saúde e qualidade de vida, a principal atividade realizada é o treinamento funcional. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)