Comitê faz operação de combate à sonegação no Vale do Aço

Coluna MG 20 Janeiro

Comitê faz operação de combate à sonegação no Vale do Aço
Cinco empresas foram os alvos dos mandados expedidos pela Justiça: um escritório de contabilidade e quatro residências (Divulgação)

Comitê faz operação no Vale do Aço

A Polícia Civil de Minas Gerais em força tarefa do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA) participou da operação Tabela Periódica no cumprimento de dez mandados de busca e apreensão em combate a sonegação fiscal no Vale do Aço. Entre os alvos, cinco empresas investigadas por crime tributário de apropriação indébita de valores de ICMS. Os estabelecimentos, que fornecem produtos químicos para indústrias da região, teriam deixado de declarar e recolher o imposto devido. Ao todo, o valor sonegado ultrapassa a 30 milhões. Os alvos dos mandados expedidos pela Justiça estão situados nas cidades de Ipatinga, Santana do Paraíso, Timóteo, Coronel Fabriciano e Iapu. (Jornal Classevale – Ipatinga)

Kit escolar em Araxá

Mochilas, pastas, estojos, cadernos, agendas, lápis, borrachas, tesouras, apontadores, dentre outros itens necessários no auxílio da aprendizagem. A Prefeitura de Araxá fornecerá aos alunos das escolas municipais 14.860 kits de materiais escolares. O objetivo é proporcionar aos estudantes uma melhor qualidade do ensino e economia, principalmente para famílias carentes. O conjunto de materiais disponíveis nos kits varia para cada faixa etária e etapa de educação, e será distribuído para alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino de Educação Especial e Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). (Correio de Araxá)

Processo seletivo em Araguari

Em meio a uma crise econômica ocasionada pela pandemia de Covid-19, que trouxe índices ainda maiores de desemprego e trabalhadores sobrevivendo com a informalidade, as oportunidades de trabalho e de aperfeiçoamento profissional são sempre vistas de forma positiva. Neste fim de semana, serão aplicadas as provas para o processo seletivo que visa a contratação de estagiários, que devem atuar em diversos setores e órgãos das repartições públicas da prefeitura de Araguari. O processo seletivo foi iniciado com o edital 02/2021, e já teve seu prazo de inscrições encerrado. (Gazeta do Triângulo – Araguari)

Tanqueiros articulam paralisação

Ganha cada vez mais força o movimento de manifestação dos transportadores de combustíveis e de derivados de petróleo de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Goiás e Distrito Federal. Entre as ações, uma possível paralisação da categoria, que novamente questiona a política de preços praticada pela Petrobras e os custos incidentes sobre o óleo diesel, especialmente o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). (Diário do Comércio – Belo Horizonte)

Cirurgias eletivas em Manhuaçu

A Prefeitura de Manhuaçu firmou, nesta semana, o acordo de convênio com o Hospital César Leite para a realização de mais de 500 cirurgias eletivas na cidade. As cirurgias eletivas atenderão pacientes exclusivos do Sistema Único de Saúde (SUS) e de Manhuaçu. De acordo com a prefeitura, com a assinatura do convênio e o repasse dos recursos, será possível acelerar o processo e atender as pessoas que mais precisam das cirurgias. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

Safra de jurubeba

A jurubeba, cultivada no horto municipal da secretaria de Meio Ambiente e Pesca da Prefeitura de Santa Vitória está em plena safra. Os frutos da jurubeba são de sabor amargo e utilizados na fabricação de chás, bebidas alcoólicas e conservas. A jurubeba também possui inúmeros benefícios para a saúde, como ação anti-inflamatória, descongestionante, digestiva, diurética, além de agir contra a febre, proteger o fígado e ser um ótimo tônico vascular. (Gazeta do Pontal de Minas – Ituiutaba)

Suspensão de eventos

Com o aumento significativo de casos de covid-19 nos últimos dias, os municípios de Tabuleiro e Rio Pomba suspenderam atividades que possam provocar aglomeração. Ambos os decretos foram publicados nesta semana. Para Tabuleiro a vigência será de 30 dias e, para Rio Pomba, 15 dias. A decisão de publicar o decreto foi tomada visto que ainda há uma parcela significativa da população sem a dose de reforço vacinal. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Empresas fazem doações

Por meio de suas redes sociais, o prefeito interino de Mariana, Juliano Duarte, informou nesta semana, que empresas que atuam no município atenderam os pedidos do poder público e realizaram diversas doações para as famílias atingidas pelas fortes chuvas em Mariana. Os itens serão repassados diretamente para os atingidos. Ao todo, a mineradora Vale fez a doação de 50 colchões de casal, 50 colchões de solteiro, 50 travesseiros, 50 cobertores e 100 cestas básicas. Enquanto a empresa Andrade Gutierrez doou centenas de kits de materiais de limpeza. (Jornal O Liberal – Ouro Preto)