Coluna MG 19 Novembro

Confiança da indústria mineira cai
Mudança de governo no País e cenário econômico global desafiam o setor industrial em Minas (Alisson J Silva/DC)

Confiança da indústria mineira cai

As incertezas sobre o cenário econômico nacional em 2023, com a mudança de governo, e em relação ao ambiente de negócios, face a uma tendência de desaceleração do crescimento global, refletiram no Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) de Minas Gerais. O indicador da Fiemg caiu 9,1 pontos em novembro frente a outubro, de 61,5 para 52,4 pontos. Este patamar ainda aponta confiança do setor industrial mineiro. Com a menor pontuação para o mês em seis anos, o Icei de novembro ficou 0,5 ponto abaixo da média histórica, que é de 52,9 pontos, e 3,2 pontos abaixo do registrado no mesmo período de 2021 (55,6 pontos). (Diário do Comércio – Belo Horizonte)

Ministério habilita oncologia em Patos

O Ministério da Saúde publicou a habilitação do serviço de Oncologia da Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas. A partir de agora, pacientes da região que realizam tratamento de câncer passam a receber atendimento na Santa Casa de Misericórdia e no Centro Oncológico AZ do Noroeste, em Patos de Minas. O credenciamento do serviço vinha sendo pleiteado há cerca de um ano e representa um grande avanço para a região, não só pela comodidade do atendimento, , mas também pela possibilidade de captação de mais recursos junto ao Ministério da Saúde para o serviço de Oncologia. (Folha Patense – Patos de Minas)

Rodovia passa por manutenção no Norte

As equipes do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG)  trabalham na manutenção e conservação da rodovia LMG-631, entre São João da Ponte e Capitão Enéas, no Norte de Minas. Os serviços têm como finalidade minimizar os impactos do período chuvoso na rodovia, que não é pavimentada. No momento, estão sendo realizados serviços de patrolamento e aplicação de material asfáltico fresado e de cascalho em pontos críticos ao longo dos 60 quilômetros da via. Os materiais são oriundos das obras da concessionaria ECO-135, em Montes Claros, e de jazidas licenciadas pela Prefeitura de São João da Ponte. (Folha de Sabará – Sabará)

UFU recomenda volta da máscara

O Comitê de Monitoramento à Covid-19 da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) publicou  uma recomendação para a volta do uso de máscaras de proteção individual em todos os ambientes fechados da instituição.  A nota técnica destaca que a utilização do equipamento é recomendada principalmente a pessoas com fatores de risco para complicações da covid-19, em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades, a quem teve contato com casos confirmados de covid-19 e a quem estiver com sintomas gripais. (Diário de Uberlândia – Uberlândia)

Varginha apresenta os melhores cafés

Começou no Expominas, em Belo Horizonte, a Semana Internacional do Café 2022. O evento é uma das maiores feiras brasileiras do segmento e promove a conexão entre produtores e mercados de diversas partes do mundo, facilitando negócios e promovendo a troca de conhecimentos especializados. Em ano de Copa do Mundo, a Minasul associa o sucesso mundial do nosso futebol e os cafés especiais dos cooperados, reconhecidos internacionalmente. (Gazeta de Varginha - Varginha)

Secretária faz reposição de medicamentos

Durante encontro entre o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, e autoridades de Governador Valadares, a secretária municipal de Saúde, Caroline Sangali, concedeu entrevista e falou sobre o estoque de medicamentos da cidade. Em agosto deste ano, a Secretaria de Saúde chegou a definir a situação como “angustiante” e até mesmo como o “pior cenário da história” no que diz respeito à falta de insumos. No entanto, apesar de o problema ainda existir, as expectativas do setor público de saúde estão um pouco mais animadoras. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

Licitação para hospital regional concluída

O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) publicou o resultado de mais uma etapa do trâmite para a definição da empresa que será responsável pela retomada e conclusão do hospital regional de Divinópolis. O julgamento das propostas e preços confirmou a EF Construtora Ltda como a vencedora do processo.  A empresa deverá apresentará os documentos de habilitação no DER até às 17h de amanhã, 18. A sessão de abertura do envelope será na próxima segunda-feira, 21, às 14h. (Portal Agora – Divinópolis)