Corredor ferroviário é tema de reunião em Uberaba

Corredor ferroviário é tema de reunião em Uberaba
Novo corredor ferroviário está sendo discutido em Uberaba com representantes de 45 cidades da região (Reprodução)

COLUNA MG

Rede de Notícias do Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

 

 

Corredor ferroviário é tema de reunião

            A Associação Mineira dos Produtores de Soja, Milho, Sorgo e Outros Grãos Agrícolas (Aprosoja-MG) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba (SRU) anunciaram que estão iniciando a discussão sobre o corredor ferroviário. As entidades elaboraram um projeto de logística para a criação de uma rota que ligue o centro-leste de Minas Gerais ao Sistema Portuário do Espírito Santo. Para um encontro realizado ontem foram convidados 45 prefeitos e líderes ruralistas, além de secretários de agricultura e desenvolvimento. O objetivo é que os envolvidos possam contribuir com o estudo. (Jornal da Manhã – Uberaba)

 

Simulado vai testar barragens

            A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Araxá, em cooperação com o Corpo de Bombeiros de Araxá e a CBMM, divulgou que vai realizar, nesta quinta-feira, 28, o terceiro Exercício Simulado de Barragens da CBMM. O evento tem caráter preventivo e possibilita a avaliação da eficácia do Plano de Ação de Emergência (PAE), por meio da verificação dos seguintes quesitos: audibilidade do sistema sonoro de alertas; tempo necessário para a evacuação das pessoas que eventualmente estejam presentes na Zona de Auto Salvamento (Zas); cronometragem do tempo de deslocamento das entidades de proteção e Defesa Civil para atendimento à emergência. (Correio de Araxá)

 

Implantação de chips em animais

            A Prefeitura de Caratinga deu início ao processo de “chipagem” de animais de grande porte, recolhidos diariamente, soltos pela via pública. A partir da implantação do chip, por meio de um leitor por aproximação da área é feita a leitura de um código de barras, onde Departamento de Epidemiologia e Estatística terá acesso a todas informações do animal, conforme explica o médico veterinário, Alisson Silveira. “Tais como, identificação do proprietário, caso houver; pelagem, onde ele foi recolhido, na maioria das vezes será reincidente. Se o proprietário pagar a taxa, teremos a documentação desse proprietário, nome, documentos, endereço, tudo”. A primeira vez que o animal é recolhido em via pública, o dono tem sete dias para procurá-lo. No entanto, caso seja reincidente, o executivo não fica obrigado a restituí-lo ao proprietário. (Diário de Caratinga)

 

Infestação de dengue cai em Formiga

            A Secretaria Municipal de Saúde de Formiga, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, realizou o 3º Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2021. Foi constatado que o município se encontra em estado de médio risco de epidemia de dengue, com o índice de infestação predial de 3,9. Se comparado com o último levantamento, realizado em março (7,4), houve uma queda de 3,5 no resultado. As estatísticas apontam que, com resultado entre 0 até 0,9 o município enquadra-se em situação de baixo risco, de 1,0 a 3,9 é médio risco e acima de 4,0 é considerado alto risco. (Nova Imprensa – Formiga)

 

Programa recebe 12 mil inscrições

            O Colégio São Francisco Xavier, em Ipatinga, recebeu mais de 12 mil inscrições para o preenchimento das vagas no programa Trilhas de Futuro, informa a Fundação São Francisco Xavier. As bolsas de estudos integrais profissionalizantes fazem parte do programa do Governo do Estado de Minas Gerais, que vai capacitar cerca de 40 mil jovens e adolescentes de escolas públicas para atuar no mercado de trabalho por meio da formação técnica gratuita a partir deste ano. Ao fim do processo seletivo, 632 alunos foram matriculados nos cursos técnicos de Administração, Enfermagem, Mecânica, Análises Clínicas e Estética e serão realizados na modalidade presencial, respeitando as medidas sanitárias de prevenção à covid-19 e têm duração de um ano e meio. (Diário do Aço – Ipatinga)

 

Audiência discute crise hídrica

            A discussão a respeito da crise hídrica e do setor hidrelétrico em Juiz de Fora e região norteou a audiência pública realizada, nesta semana, na Câmara Municipal. Proposta pelo presidente da Casa, Juraci Scheffer, a reunião contou com parlamentares da cidade e também de municípios vizinhos. Representantes da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), da Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) e da Cemig, além do deputado estadual Roberto Cupolillo (Betão), também estiveram presentes. A discussão abordou a produção de energia elétrica e a possibilidade de apagões e interrupções no fornecimento. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

 

Mais de 60% da população imunizada

            De acordo com o vacinômetro de Poços de Caldas, divulgado no último fim de semana, a cidade atingiu a marca de 60,44% da população vacinada com a segunda dose da vacina contra a covid-19, o que representa 102.721 mil doses de vacina aplicadas. O balanço ainda indica que 77,55% da população já foi contemplada com a primeira dose ou dose única, o que corresponde a 131.721 doses aplicadas. Os dados da vacinação são atualizados todas as quartas e sextas-feiras e podem ser encontrados no site institucional da Prefeitura Municipal. (Jornal da Cidade – Poços de Caldas)

Faça o download do arquivo:

Arquivos