Divinópolis tem lei contra violência escolar

Coluna MG 27 Outubro

Divinópolis tem lei contra violência escolar
Prefeitura de Divinópolis sancionou lei de combate à violência contra crianças e adolescentes nas escolas (Reprodução)

Divinópolis contra violência escolar

A Prefeitura de Divinópolis sancionou Lei que estabelece o programa municipal Diga não à Violência nas Escolas, para combater a violência escolar e proteger as crianças e adolescentes. O objetivo do projeto é desenvolver, formular e consolidar políticas públicas, dirigidas à proteção e prevenção da violência contra crianças e adolescentes, nas escolas públicas do município. Entre outras ações, está prevista a criação de um  canal de comunicação direto entre alunos, professores, pais ou tutores, a fim de reduzir a situação de violência e oferecer discussões e debates em grupo, com o objetivo de permitir que os alunos experimentem a resolução de conflitos na própria escola. (Jornal Agora – Divinópolis)

8 cidades de Minas terão incentivo

O recurso financeiro faz parte do Piso Variável de Vigilância Sanitária e será destinado aos municípios que participam de programas e projetos de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade e que possuem as ações de inspeção de Boas Práticas de Fabricação delegadas. A Portaria foi publicada no dia 23/09/2022 e o valor a ser destinado para o município de Varginha é de R$ 300.000,00. De acordo com a Portaria, no estado de Minas Gerais foram contemplados os municípios de Belo Horizonte, Contagem, Lagoa Santa, Nova Lima, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Sete Lagoas e Varginha. (Gazeta de Varginha – Varginha)

MP quer anular concessão de aeroporto

O Ministério Público Federal move na Justiça uma ação solicitando a suspensão da concessão do aeroporto de Uberlândia. De acordo com o órgão, foram constatadas irregularidades no processo licitatório do aeródromo, leiloado à iniciativa privada em agosto deste ano. O bloco SP-MS-PA-MG, composto por 11 campos de aviação, incluindo o Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato, em Uberlândia, foi arrematado por R$ 2,45 bilhões. O aeroporto foi entregue à empresa espanhola Aena Desarrollo International, por meio da operadora Novinvest. A estimativa era que o local recebesse um investimento de R$ 430 milhões ao longo dos 30 anos de concessão. (Diário de Uberlândia – Uberlândia)

PC contará com perícia especializada

Visando incrementar as análises periciais relacionadas a crimes de maus-tratos contra animais, a Polícia Civil de Minas Gerais realizou, pela primeira vez, concurso público direcionado à área de perícia criminal com especialidade em medicina veterinária. Ao todo, 23 novos médicos veterinários aprovados no último certame estão participando do Curso de Formação Técnico-Profissional, realizado pela Academia de Polícia Civil. Entre as matérias específicas ministradas no curso estão a identificação animal, perícias em casos de crueldade, abuso e maus-tratos aos animais, perícias em produtos de origem animal e outros. (Folha de Sabará – Sabará)

Uberaba terá R$100 mil em prêmios

Em encontro com entidades e Governo Municipal, foram apresentadas ações para o Natal em Uberaba. Entre as ações estão Circuito Natal de Luz e a campanha Natal Uberaba. Além de campanha de prêmios e concurso de vitrines que movimentarão mais de R$100 mil em prêmios. Durante a reunião, a Prefeitura de Uberaba apresentou o projeto Circuito Natal de Luz e os locais que receberão decoração natalina na cidade, além dos espaços que serão criados para socialização, áreas de alimentação e lazer, dentro do projeto natalino do município. Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba (CDL) apresentaram a campanha Natal Uberaba, voltada para os consumidores e lojistas uberabenses. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Pouso Alegre tem orçamento de R$ 1 bi

A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou em sessão extraordinária o projeto de lei que estima o orçamento do município para 2023. Pela primeira vez, a receita do município deverá ultrapassar R$ 1 bilhão. Segundo o Projeto de Lei, a receita orçamentária total estimada no orçamento fiscal e da seguridade social é de R$ 1.083.420.880,00 (um bilhão, oitenta e três milhões, quatrocentos e vinte mil, oitocentos e oitenta reais). Em relação ao orçamento aprovado deste ano, a estimativa de receitas é de 21,9% ou quase R$ 200 milhões. Para este ano, foi aprovado um orçamento de R$ 888.565.443,06. (Jornal Diário Regional – Pouso Alegre)

Senac oferece serviços para população

Um dia recheado de prestação de serviços ligados à qualidade de vida e oportunidades é a proposta do “Agitando o Senac”, que acontece pela quarta vez em Poços de Caldas e será realizado nesta sexta-feira, na unidade Senac. “O Senac está sempre de portas abertas para a população e com esse evento, podemos trazer a comunidade para conhecer ainda mais de perto os cursos e serviços que nossa instituição oferta. Por dois anos, por causa da pandemia, não pudemos realizar a ação, mas este ano retornamos e os interessados vão poder visitar, participar de oficinas, conhecer as ações que os alunos desenvolvem no dia a dia e aproveitar diversos serviços”, explica Lina Landi, diretora do Senac em Poços de Caldas. (Poços Com – Poços de Caldas)