MG pode ter empreendimentos da rede Vila Galé

Coluna MG 01 Dezembro

MG pode ter empreendimentos da rede Vila Galé
Instituto Inhotim estaria entre potenciais locais para receber unidade da rede (Inhotim/Divulgação)

MG pode ter empreendimentos da Vila Galé

Minas Gerais poderá receber não apenas um, mas dois empreendimentos da rede Vila Galé. Ouro Preto, na região Central do Estado, e o Instituto Inhotim, em Brumadinho (RMBH), seriam as localidades para receber unidades da maior rede de resorts do Brasil e o segundo maior grupo hoteleiro em Portugal. Com agenda intensa pelo Estado, o fundador e presidente da rede, Jorge Rebelo de Almeida, visitou ambas as cidades. Almeida confidenciou que Inhotim superou todas as suas expectativas, mas que as surpresas durante a viagem têm sido crescentes. Ele classificou Inhotim como um projeto de grande qualidade, que deve ser orgulho dos mineiros e de todos os brasileiros. E avaliou que naquele local falta um hotel. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)

PF inaugura estrutura em Valadares

Na tarde desta terça-feira (29) foi realizada a cerimônia de inauguração da revitalização da Delegacia de Polícia Federal de Governador Valadares. O evento contou com a presença de autoridades municipais, representantes da Prefeitura, da Câmara Municipal, polícias Militar, Civil e Penal, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e sociedade civil.  Além da inauguração da nova estrutura da delegacia, durante a solenidade os policiais federais foram homenageados pela Câmara Municipal, como forma de evidenciar os serviços prestados ao município e também em celebração ao Dia do Policial Federal, comemorado em 19 de novembro. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

Fiscalização aplica 3 milhões em multas

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou, nos últimos dias, operações de fiscalização ambiental no Triângulo Mineiro e em outras regiões de Minas Gerais. Ao todo, foram apreendidos 14 caminhões, 1025 metros de carvão vegetal, sete aves, gerando cerca de R$ 2,9 milhões em multas. Além disso, uma pessoa foi detida. As fiscalizações foram feitas em fábricas de fogos de artifícios, comércio de produtos e subprodutos de pesca, siderurgias e criadores amadores de aves. Além do Triângulo Mineiro, as ações aconteceram nas regiões Central e Alto São Francisco. (Diário de Uberlândia – Uberlândia)

Paraíso esforça para melhorar Censo

Uma força tarefa deve marcar os últimos dias da contagem populacional do Censo de 2022 em São Sebastião do Paraíso. Faltando praticamente duas semanas para o encerramento da contagem populacional o levantamento está com 90% dos trabalhos concluídos. No entanto, muitas pessoas reclamam não terem sido consultadas, enquanto que da equipe de pesquisadores há muitas queixas de recusas de populares que não querem receber os recenseadores. Conforme divulgação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a pesquisa está com andamento de 120 dias. (Jornal do Sudoeste – São Sebastião do Paraíso)

Pouso Alegre busca mais investimentos

O prefeito Cel Dimas, acompanhado do Controlador Geral do Município, Hamilton Magalhães e do Secretário de Gestão Estratégica e Desenvolvimento Econômico, José Carlos Costa, visitou  a Invest Minas, em Belo Horizonte, onde se reuniu com o Diretor de Atração de Investimento, Adriano Carvalho, e com a Assessora Técnica, Luiza Andrade, com o objetivo de atrair mais investimentos para Pouso Alegre. “Essas visitas são fundamentais para que tenhamos um laço estreito com o Estado. Apresentamos os potenciais de Pouso Alegre para buscar mais investimentos para nossa cidade e com isso, gerar desenvolvimento e proporcionar emprego e renda para nossa população”, destaca o Prefeito. (Jornal Diário Regional – Pouso Alegre)

Córrego transborda e alaga cidade

Fortes chuvas atingiram Itabirito e, aproximadamente, um ano depois, o município voltou a sofrer com alagamentos. Felizmente, não houve vítimas e não há pessoas desabrigadas ou desalojadas na cidade. De acordo com a Defesa Civil da cidade, em uma hora, choveu cerca de 55 milímetros (mm), 25% do que era esperado para o mês inteiro. Com o alto volume de água, o Córrego da Carioca transbordou, inundando parte do comércio no centro da cidade e algumas ruas do bairro Santa Rita. A água chegou a subir 50 centímetros nas paredes dos estabelecimentos e a situação foi controlada após 4 horas. Além dos alagamentos, houve deslizamentos de terra e quedas de árvores na BR-356, que corta a cidade. (O Liberal – Ouro Preto)

Programa de padronização do café

Garantir uma produção responsável e digna para todos os elos envolvidos da cadeia produtiva cafeeira faz com que a sustentabilidade seja um dos pilares indispensáveis à cafeicultura. E atenta aos anseios do mercado brasileiro e internacional, a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé – Cooxupé elaborou o Protocolo “Gerações”, que apresenta diretrizes e níveis que envolvem tanto a cooperativa quanto seus cooperados. O projeto, antes de tudo, compreende que uma produção economicamente sustentável só ocorre em harmonia com o meio ambiente, com os cooperados, suas famílias e seus funcionários. (A Folha Regional – Muzambinho)