Obras de creches em 13 cidades na mira do MPF

Coluna MG 24 Maio

Obras de creches em 13 cidades na mira do MPF
MPF solicitou informações para ter panorama da educação infantil em Uberlândia e outros 12 municípios de Minas Gerais (Reprodução)

Obras de creches na mira do MPF

O Ministério Público Federal (MPF) apura o panorama da educação infantil em 14 municípios de Minas Gerais, incluindo Uberlândia. O órgão está analisando a situação de construções e reformas de creches e pré-escolas com verbas do Fundo Nacional de Educação (FNDE). Estão sendo levantadas a quantidade de vagas disponíveis e o funcionamento das unidades que atendem crianças de zero a cinco anos de idade. Além de Uberlândia, são acompanhados os municípios de Araguari, Araporã, Cascalho Rico, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Indianópolis, Iraí de Minas, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Romaria, Tupaciguara. (Diário de Uberlândia)

Arquivos abertos à comunidade

Um vasto arquivo que guarda a história da cidade de Araxá e que narra por meio de documentos, fotografias e registros o que de mais importante aconteceu em vários momentos e segmentos de Araxá. Toda essa variedade de informações está disponível para consulta de estudantes, pesquisadores e população em geral no Setor de Arquivos, Pesquisas e Publicações da Fundação Cultural Calmon Barreto. Dentro do acervo é possível encontrar mais de 6 mil fotografias da cidade; registros de bens imateriais e relacionados à imigração no município; documentos dos objetos e acervos do Museu Dona Beja; e de personagens importantes. (Correio de Araxá – Araxá)

Cidade tem plano de barragens

A prefeitura de Congonhas, CSN Mineração, Gerdau, Vale e a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social dos Inconfidentes e Alto Paraopeba (Adesiap) lançarão a etapa de implementação do Plano Municipal de Segurança de Barragens no dia 26 de maio. O evento contará com a participação de autoridades e representantes das comunidades situadas na área de autossalvamento dessas estruturas.  Situada no Quadrilátero Ferrífero, na região Central do Estado e Minas Gerais – o segundo maior produtor de minério de Ferro do Brasil, Congonhas está entre as principais cidades em extração de minério de ferro do País. (Correio Online – Conselheiro Lafaiete)

Lei exige intérprete de libras em eventos

Será obrigatória a presença de um intérprete de libras em eventos públicos organizados pelo Município de Ipatinga, segundo o Projeto de Lei nº 108/22, aprovado pela Câmara Municipal de Ipatinga. Após a aprovação em 2º turno, o projeto de lei segue agora para sanção do Poder Executivo.  O texto, de autoria do Poder Executivo, previa a obrigatoriedade apenas em eventos cujo público fosse superior a 300 pessoas. Mas a Comissão de Legislação, Justiça e Redação entendeu que esse número era muito elevado e apresentou emenda modificativa reduzindo essa exigência para 150 pessoas. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

Bolsonaro na entrega de moradias

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) vai entregar 500 moradias a famílias de baixa renda de Coronel Fabriciano. O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e o ministro Daniel Ferreira devem participar da cerimônia de inauguração do Residencial Buritis, no bairro São Vicente, que vai beneficiar cerca de 2 mil pessoas com a casa própria, informou a administração fabricianense. O empreendimento integra o Programa Casa Verde e Amarela e recebeu R$ 37,5 milhões em investimentos federais, por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). (Diário do Aço – Ipatinga)

Santa Casa faz ato para destacar crise

A Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora realizou ato simbólico para denunciar o que chama de descaso do poder público, de forma a tornar pública a crise financeira enfrentada pelos hospitais filantrópicos. Segundo a instituição de saúde, o atual cenário poderá, inclusive, levar ao “fechamento das instituições centenárias e que são responsáveis em Minas Gerais por atender 70% das internações do SUS”. Como forma de protesto, foram soltos balões pretos e verdes, para simbolizar a preocupação quanto a um possível fechamento em larga escala dos leitos e serviços que são ofertados aos pacientes do Sistema Único de Saúde. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Itabirito terá Centro Cultural

A Prefeitura de Itabirito conquistou oficialmente a cessão do prédio que abrigava o antigo quartel da Polícia Militar, localizado no bairro Boa Viagem. O termo de cessão gratuita por parte do Estado de Minas Gerais foi publicado no Diário Oficial do Estado. A intenção da administração municipal é restaurar o prédio, que será transformado em Centro Cultural e receberá o memorial do centenário de Itabirito, que será comemorado em 2023. (O Liberal – Ouro Preto)

Monumento do Cristo passará por limpeza

A Secretaria Municipal de Turismo da Prefeitura de Poços de Caldas vai realizar o serviço de limpeza completa no monumento do Cristo Redentor, localizado no topo da Serra de São Domingos em Poços de Caldas. Devido ao trabalho, o acesso a pé pelas escadas, específico ao monumento, estará interditado a partir da data citada e até a finalização do serviço. A ação têm por objetivo principal a preservação e conservação da estátua, e para isso uma empresa especializada iniciará a ação na próxima semana. (Jornal da Cidade – Poços de Caldas)