Poluição impede captação de água em Sete Lagoas

Coluna MG 14 Outubro

Poluição impede captação de água em Sete Lagoas
A Estação de Tratamento de Água ficou impossibilitada de tratar a água tamanho o volume de poluentes (Divulgação)

Poluição impede captação em Sete Lagoas

Mais uma vez a captação de água do Rio das Velhas é impactada pelas primeiras chuvas após o longo período de estiagem que atingiu todo o Estado. A cidade, que depende da captação superficial que é feita em Funilândia, teve que suspender no início de outubro o processo pelo excesso de detritos e rejeitos que foram carregados rapidamente para os corpos d’água. O diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, Robson Machado, explicou o a dificuldade. "Em dias de fortes tempestades, como a da madrugada da última terça-feira (04/10), o rio fica extremamente poluído, com excesso de efluentes, impossibilitando assim temporariamente a captação e o tratamento da água", explicou. (Sete Dias – Sete Lagoas)

Senai MG faz capacitação

Senai-MG está oferecendo uma jornada de formação profissional que contempla vários cursos para quem pretende trabalhar na área de tecnologia ou já atua no segmento. Trata-se da Jornada de Desenvolvedor WEB Full-Stack, disponibilizada no formato exclusivamente on-line, em três trilhas e com aulas interativas. As inscrições estão abertas, serão permanecentes e todas as informações sobre a capacitação estão disponíveis neste link. A jornada está dividida em trilhas e o aluno pode cursá-las separadamente ou de maneira integral. Elas oferecem uma série de cursos que aborda temas diversos. (Ascom)

MGC-497 na fase de conclusão

As obras de recuperação funcional da rodovia MGC-497, entre o entroncamento das BRs 365 e 452 em Uberlândia, até o entroncamento da BR-153, em Prata, entraram na fase de finalização. De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (Seinfra-MG), a obra já atingiu 96% de avanço físico e a previsão é de que até o final da próxima semana todo o pavimento asfáltico esteja recapeado. Atualmente, as equipes do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais estão trabalhando na aplicação da capa asfáltica entre os quilômetros 72 a 75. (Diário de Uberlândia – Uberlândia)

Aprendizado sobre animais nas escolas

Ensinar sobre o bem-estar animal e desenvolver nas crianças a compaixão e respeito aos seres vivos e à natureza são alguns dos objetivos de um novo projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal. Ele autoriza o Poder Executivo a criar o “Programa de palestras sobre Direito e Senciência Animal nas Escolas públicas” da rede municipal de ensino de São Sebastião do Paraíso. A proposta do vereador Juliano Carlos Reis (Biju) está em análise na Comissão de Finanças, Justiça e Legislação. Segundo o projeto, os direitos e a proteção animal são alguns dos temas a serem abordados. (Jornal do Sudoeste – São Sebastião do Paraíso)

DER licita recuperação da 834

A recuperação da pavimentação do trecho da LMG-834 entre Caiana e Espera Feliz, na Zona da Mata, que se encontrava em processo de licitação realizado pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais, teve o resultado do certame publicado no jornal Minas Gerais. A empresa vencedora para recuperar os 6 quilômetros entre as duas cidades foi a ECR- Empresa de Construção e Conservação Rodoviária Ltda., com o preço global de R$ 1.725.001,80. Ao ser concluída, a recuperação da pavimentação vai beneficiar, diretamente, com uma via mais segura e rápida, os cerca de 30 mil habitantes das cidades. (Folha de Sabará – Sabará)

Programa leva justiça à escola

A Justiça a serviço da educação, ajudando a resolver problemas como a indisciplina, a violência e a evasão escolar. Essa é uma das propostas do Programa Justiça na Escola que tem alcançado bons resultados na cidade de Patrocínio e que começa a ser implantado também em Patos de Minas. Um grande seminário está sendo preparado para apresentar esta iniciativa à comunidade. O Programa Justiça na Escola foi idealizado pelo juiz da infância e da juventude da Comarca de Patrocínio, Serlon Silva Santos. As ações realizadas desde 2019 têm alcançados excelentes resultados, de acordo com o magistrado. (Jornal de Patrocínio – Patrocínio)

Itabirito faz combate à dengue

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Saúde, realizou ações de combate à dengue nas Unidades Básicas de Saúde – UBSs em setembro. A população que aguardava atendimento recebeu panfletos e informações referentes aos meios de prevenção e proteção contra as doenças que podem ser transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Entre janeiro e setembro, a Vigilância Ambiental registrou 39 casos de dengue em Itabirito. Com a chegada do período chuvoso, ações educativas serão intensificadas entre a população com a finalidade de combater criadouros e evitar a propagação das doenças. (O Liberal – Ouro Preto)