Coluna MG 04 Novembro

Superávit da balança mineira cai
O faturamento das exportações de minério de ferro do Estado registrou uma queda de 35,3% de janeiro a outubro (Divulgação)

ww.sindijorimg.com.br

Superávit da balança mineira cai

O superávit da balança comercial mineira de janeiro a outubro ficou um pouco acima de US$ 19 bilhões contra US$ 22 bilhões no mesmo período de 2021. De acordo com o Ministério da Economia, as exportações do Estado no acumulado de 2022 chegaram a US$ 33,831 bilhões, com alta de 3,54% sobre igual intervalo do ano passado, enquanto as importações deram um salto de 42,6% em idêntica base comparativa, atingindo US$ 14,8 bilhões. A queda no saldo do comércio exterior de Minas Gerais foi puxada pela menor demanda chinesa por minério de ferro, principal produto da pauta exportadora do Estado. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)

Poços terá investimento de R$ 36 mi

A empresa Zoo das Aves venceu o processo de licitação para a concessão dos pontos turísticos de Poços de Caldas. Os equipamentos turísticos abrangidos por esta licitação e integrantes do circuito turístico são: Complexo Cristo Redentor (teleférico e a rampa de voo livre), Fonte dos Amores, Recanto Japonês e Complexo Turístico Véu das Noivas. Os investimentos são estimados em R$ 36,7 milhões, que deverão ser feitos para substituição de equipamentos, construção e melhorias nas instalações dos pontos turísticos. A empresa poderá explorar economicamente os espaços por 35 anos. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)

Aumenta demanda por engenheiros

Com o fortalecimento da economia e a retomada do crescimento, percebe-se um forte aumento na demanda por engenheiros em Sete Lagoas e região, principalmente nos setores de construção, energia e Tecnologia da Informação (TI). A cada nova etapa da evolução econômica da cidade são geradas novas necessidades no setor de Engenharia, que assume um papel imprescindível para o desenvolvimento da região. De acordo com a diretora da Una Sete Lagoas, Cinthia Tamara, a economia desenvolvida de Sete Lagoas requer maior número de profissionais de excelência na área. (Sete Dias – Sete Lagoas)

Censo 2022 alcança 52% em JF

Em três meses de coleta, pouco mais da metade (52%) da população de Juiz de Fora está recenseada, afirma o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O universo estimado é de 577 mil pessoas. Os dados, atualizados pelo IBGE nesta quinta-feira (3), mostram que o número está bem aquém do esperado. Até o momento, os recenseadores visitaram 74% dos domicílios. Deste total, em 10% os moradores não foram encontrados ou se recusaram a responder a pesquisa. Inicialmente, a expectativa era de que a coleta dos dados fosse concluída até o fim de outubro, no entanto, com o atraso, houve prorrogação até 1° de dezembro. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Ituiutaba entrega 361 novas casas

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizará na próxima terça-feira (8) de novembro às 9h30, na Avenida Dalva Carvalho Moreira, próximo da entrada do Residencial Nova Ituiutaba II, evento de entrega das 361 unidades habitacionais, imóveis construídos por meio de programa habitacional do Governo Federal e da Caixa Econômica Federal. O trabalho de retomada das obras no Residencial Nova Ituiutaba IV, com mais de 400 unidades habitacionais, também segue em ritmo acelerado e a previsão é de que as casas também sejam entregues para as famílias contempladas em breve.  (Folha da Região – Ituiutaba)

Pará de Minas terá Natal Luz

A prefeitura de Pará de Minas por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional em parceria com a Ascipam vai promover o Natal Luz com uma decoração que promete surpreender a população pará-minense e os visitantes que deverão chegar das cidades da região. Na Praça Torquato de Almeida foi feita a montagem do Natal Luz, evento que será um verdadeiro espetáculo de luzes, cores e atrações culturais, contagiando a todos com o clima natalino e muito familiar. A abertura oficial do Natal Luz ocorre neste final de semana. (Diário – Pará de Minas)

Prefeitura lança “Mariana Conectada”

Buscando mais desenvolvimento para a cidade e promovendo conectividade para os espaços públicos, com a disponibilidade de wi-fi gratuito,a Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Planejamento, lançou o projeto Mariana Conectada. O evento aconteceu no Centro de Convenções. Em um primeiro momento, trata-se de um projeto piloto que está ativo na Praça Gomes Freire, popularmente conhecida como Jardim de Mariana. Após análise dos resultados do projeto, a intenção é que a ação seja expandida para todas as praças do centro urbano, unidades de saúde e distritos. (O Liberal – Itabirito)