Trabalho do Igan de Minas é referência nacional

Coluna MG 02 Abril

Trabalho do Igan  de Minas é referência nacional
Experiência de Minas Gerais na declaração de escassez hídrica é exemplo para o país (DRD)

Trabalho do Igan é referência nacional

Referência nacional na política pública de declaração de escassez hídrica, Minas Gerais foi destaque em evento realizado pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). Promovido para debater avanços e melhorias a serem adotadas na normal federal editada pelo CNRH sobre escassez hídrica, o evento ocorreu de forma virtual com participação de autoridades do setor, que puderam conhecer mais a fundo o trabalho desenvolvido nessas situações pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

Lei que garante absorventes gratuitos

A Prefeitura de Uberaba publicou no Porta-Voz o decreto que regulamenta a lei que prevê a disponibilização gratuita de absorvente para mulheres em vulnerabilidade e alunas do 6º ao 9º ano da rede municipal da cidade. Sancionada em 22 de dezembro de 2021, a Lei Municipal nº 13.557/2021 instituiu a “Política Municipal de Conscientização sobre a Menstruação e a Disponibilização de Absorventes Higiênicos”.  O texto foi elaborado pelo Município em conjunto com as vereadoras Alessandra do Abrigo dos Anjos, Denise Max, Rochelle Gutierrez  e Lu Fachinelli. (Jornal de Uberaba – Uberaba)

Procon e MP anunciam ressarcimento

Consumidores de São Sebastião do Paraíso e região que entraram com reclamação junto ao Procon (Procuradoria de Defesa do Consumidor) sobre a não realização da “Festa Paradise Exclusive” serão ressarcidos com o valor dos ingressos pagos. O evento programado para acontecer há dois não foi realizado. O Procon Municipal e o Ministério Público de Minas Gerais, definiram a datas reservadas para o ressarcimento dos ingressos da Festa Paradise Exclusive/Show Jerry Smith. (Jornal do Sudoeste – São Sebastião do Paraíso)

Recursos para Escolas Agrícolas

O Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) , repassou R$ 330 mil para auxiliar as despesas das atividades didáticas das 22 Escolas Famílias Agrícolas do estado. Liberado em 2021, o recurso tem viabilizado, neste semestre, a entrega de remessas de insumos. As instituições apresentam uma proposta pedagógica alternativa para a educação profissional, levando qualificação aos jovens moradores da zona rural. Em Minas Gerais, as Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) atendem cerca de 2 mil alunos.  (Folha de Sabará – Sabará)

Servidores cobram reajuste

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Montes Claros, que representa os funcionários da Prefeitura se reuniu em assembleia para defender a recomposição dos salários, com o argumento de que eles estão defasados, por conta da inflação, com a perda gradativa do poder de compra dos servidores. Reivindica ao prefeito Humberto Souto o reajuste com índice de 18% e mais 25% para vale-alimentação, além de outros benefícios. Convocados pelo Sindicato, dezenas de servidores participaram da manifestação em frente à Prefeitura. Eles ocuparam as escadarias que dão acesso ao prédio. (Jornal de Notícias – Montes Claros)

Servidores aprovam proposta

Reunidos em assembleia, os servidores municipais de Juiz de Fora aprovaram a proposta básica da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) de recomposição salarial de 10,06% e de reajuste de 16,66% no tíquete-alimentação da categoria. A reposição nos vencimentos limitou-se à taxa do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo referente a 2021, garantindo a retroatividade apenas aos primeiros meses de 2022, que serão pagas de maneira parcelada. De acordo com comunicado do Sindicato dos Servidores Públicos de Juiz de Fora (Sinserpu/JF), o reajuste será válido a partir dos vencimentos que serão recebidos em maio. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Prefeitura realiza a perfuração de poços

A Prefeitura de Santa Vitória, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca e por meio da empresa terceirizada, especializada na prestação de serviço de perfuração, instalação e funcionamento de poços para monitoramento da água subterrânea, realizou a perfuração de 10 poços de monitoramento neste mês de março em três locais da cidade de Santa Vitória, a fim de cumprir com as normas ambientais para prevenção e monitoramento do lençol freático evitando problemas ambientais futuros, e para cumprimento das normas vigentes, conforme determinado pela da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, do Estado de Minas Gerais. (Gazeta do Pontal de Minas – Ituiutaba)