Transporte coletivo é gratuito em São Lourenço

Coluna MG 20 Julho

Transporte coletivo é gratuito em São Lourenço
Seis ônibus adquiridos pela Prefeitura vão atender a população da cidade (Divulgação)

Transporte é gratuito em São Lourenço

Teve início no domingo, 17, a operação dos ônibus de transporte coletivo urbano sem a cobrança de tarifa em São Lourenço. No momento são três ônibus que prestarão o serviço e mais três logo chegarão ao município. Os veículos são 0 km, com acessibilidade para pessoas com deficiência, ar condicionado e poltronas reclináveis em tecido.  Nesta primeira fase, três linhas farão o transporte de passageiros e os ônibus circularão diariamente entre 6h e 21h, com intervalos de 50 minutos a uma hora. (Jornal Panorama - Caxambu)

Passagem de lotação vai a R$ 4,00

A tarifa do transporte coletivo urbano em Montes Claros foi reajustada pela segunda-vez neste semestre, pela Prefeitura. Decreto assinado pelo prefeito Humberto Souto eleva o valor de R$ 3,75 para R$ 4,00, e entrou em vigor nesse domingo. A medida atende reivindicação do Consórcio Mocbus, em função dos frequentes reajustes do óleo diesel registrados nos últimos meses, com impacto direto na prestação dos serviços. Para majorar a passagem, a administração municipal teve parecer favorável da Curadoria de Defesa do Consumidor, representada pelo promotor Felipe Caires. (Jornal de Notícias – Montes Claros)

Aeroporto de Alfenas ganha hangares

O Aeroporto Comandante Paschoal Patrocínio Filho, localizado em Alfenas, vai passar por expansão. A prefeitura municipal obteve aval do Comando da Aeronáutica para executar o projeto Hangar Alfenas, que visa à construção de novos hangares para abrigar aeronaves no local. O projeto de infraestrutura se encontra na etapa final de elaboração e um edital de chamamento público deverá ser lançado em breve.  Hoje são 10 hangares e o projeto contempla outros 14, com áreas de 300 e 550 metros quadrados. Um dos espaços deverá ser destinado à construção de uma oficina mecânica de aeronaves. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)

Santo Antonio tem melhorias na Saúde

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Aventureiro, através da Secretaria Municipal de Saúde, está implantando importantes benefícios no Sistema de Saúde do município, o que traz inúmeras melhorias do seu atendimento. A prefeitura destaca: Horário estendido até as 22 horas, de segunda a sexta-feira, com médico clínico geral para atendimento de demandas espontâneas, fisioterapia, enfermagem, dentista, THD, recepcionista e motorista plantonista; Oferecimento das seguintes especialidades: cardiologia, nefrologia, ginecologia, pediatria, angiologia, cirurgia geral, psiquiatria, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia e odontologia. (Além Parahyba – Além Paraíba)

Agentes da Settrans são atualizados

Agentes do Serviço de Transportes e Trânsito (Settrans) da Secretaria Municipal de Segurança Pública estão passando por um curso de capacitação e atualização durante esta semana. O treinamento é de 40 horas e está sendo realizado em parceria com a Associação Mineira dos Municípios (AMM). O conteúdo trata sobre a Resolução 925, com esclarecimentos sobre legislação de trânsito aplicada; ética e postura; abordagem; engenharia de tráfego e interação com a sinalização de trânsito. (Correio de Araxá – Araxá)

Timóteo debate Plano Diretor

A Prefeitura Municipal de Timóteo retoma as atividades presenciais no dia 1º de agosto para as discussões sobre a revisão do Plano Diretor Participativo do município. De acordo com a prefeitura, no total, serão realizadas 5 reuniões buscando entender as 7 regionais da cidade entre o dia 1º até o dia 5 de agosto. Dessa forma nos encontros estão programadas oficinas de capacitação entre a comissão de acompanhamento e a equipe técnica de supervisão. Assim como uma reunião setorial e uns seminários direcionados às entidades, equipe técnica de supervisão e a comissão de acompanhamento. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

Mirante é reconhecido como relevante

O mirante do pico Jacroá, em Marliéria, agora é reconhecido como relevante interesse cultural para o estado. Isso ocorre após o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, promulgar a Lei 24.212/2022. Localizada no ponto culminante de Marliéria, a construção do mirante foi feita obedecendo a critérios de acessibilidade e permite a contemplação do Parque Estadual do Rio Doce. A Lei 24.212/2022, publicada no dia 12 deste mês, tem como origem o Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Celinho do Sintrocel, que trata do reconhecimento do mirante do Jacroá como de relevante interesse cultural para o estado. (Diário do Aço – Ipatinga)

Projeto combate poluição sonora

A Câmara Municipal de Juiz de Fora pode discutir, em breve, novas regras para combater a poluição sonora na cidade, por meio da determinação de limites máximos para os ruídos emitidos por escapamentos de veículos automotores que circulam na cidade. A proibição do uso de escapamentos adulterados é sugerida em projeto de lei apresentado pelo vereador Zé Márcio. O texto iniciou tramitação há uma semana. A proposta prevê multa de R$ 500, de caráter ambiental, para aqueles flagrados em situação irregular. No caso de reincidência, o valor será dobrado. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)