Coluna MG 25 Outubro

Zema congela ICMS sobre o preço do diesel
O governador anunciou na manhã desta segunda o congelamento do ICMS (Gil Leonardi)

Zema congela ICMS sobre o preço do diesel

O governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo),  anunciou na manhã desta segunda-feira, 25, o congelamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o diesel, que passa a valer já nesta segunda-feira (25). Conforme informou em sua conta oficial no Twitter, a medida, temporária, ocorre diante dos decorrentes ajustes da Petrobras, que, de acordo com o governador, traz “consequências diretas no custo de vida dos mineiros”. O anúncio ocorre dias depois de transportadores de combustíveis paralisarem as atividades no Estado para reivindicar a redução da alíquota sobre o diesel de 15%, valor atual, para 12%. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)

R$10 milhões para a Educação

Móveis novos e modernos, extensa gama de brinquedos pedagógicos, parques infantis e computadores e tablets para extensão do ensino através da tecnologia. Em 2022, as escolas de Araxá iniciarão o ano letivo completamente repaginadas. Os investimentos somam mais de R$ 10 milhões em recursos próprios e foram anunciados pelo prefeito Robson Magela e pela secretária municipal de Educação, Zulma Moreira. Além da troca de móveis e aquisição de equipamentos, também serão adquiridos dois ônibus para atender alunos da educação integral e mais dois veículos serão locados para fazer o transporte dos kits merenda escolar. (Correio de Araxá)

Doação de brinquedos

A alegria tomou conta dos alunos da Escola de Reabilitação Infantil João Evangelista de Azeredo Coutinho, ao receberem, na semana passada, os brinquedos doados à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) pelo Tiro de Guerra 04/003 de Caratinga. Através da Campanha “Com brinquedo, tudo é fantasia”, cerca de 220 brinquedos foram arrecadados e encaminhados à Apae para celebrar o Dia das Crianças. Segundo a diretora da Apae, Lara Cristina Maia, todos os alunos da que retornaram à escola, receberam os presentes ao longo dos últimos dias. (Diário de Caratinga)

Eleição para Conselho Municipal

Nesta segunda, 25, ocorre a eleição de representantes da Sociedade Civil para preenchimento de vagas remanescentes do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Deve ser eleito um representante titular e um representante suplente. A eleição terá início às 15 horas, no auditório da Universidade Aberta do Brasil. O primeiro processo eleitoral, realizado em 1º de outubro, elegeu dois representantes: um titular e um suplente. A atuação de membros do conselho é considerada atividade relevante de interesse social e não será remunerada. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

Festa de Nossa Senhora do Rosário

O município de Timóteo sediou a Festa de Nossa Senhora do Rosário, manifestação religiosa e cultural, neste domingo, 24. O evento foi realizado na cidade há mais de cinco décadas, tendo o congado como destaque na área cultural. A programação comemorativa iniciou no dia 07, com várias atividades de cunho religioso e festivo, culminando com a tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário. A missa Conga no domingo contou com a presença de fiéis reduzida devido às medidas de segurança sanitária contra a covid-19. (Diário do Aço – Ipatinga)

JF vacina contra a raiva

Cães e gatos movimentaram Juiz de Fora neste fim de semana, marcado pela campanha de vacinação antirrábica animal, coordenada pelo setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde da Prefeitura. O objetivo de imunizar contra o vírus da raiva caninos e felinos, a partir dos três meses de idade, que vivem na área urbana da cidade, é continuar garantindo a ausência de casos da doença nesses bichos, o que ocorre no município desde 1998, devido às abrangentes campanhas de vacinação realizadas há vários anos consecutivos. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

CDL-TO sorteia prêmios

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Teófilo Otoni (CDL-TO) realizou, neste fim de semana, sorteios de prêmios na campanha Compra Premiada CDL-TO 2021, alusivo ao Dia das Crianças. Foram dois vales-compras no valor de R$1 mil cada, sendo contemplados: Wanderson M. Porto, que realizou sua compra na loja Planeta Esportes, e Edilene Dohler Schutte, que comprou na loja Quase 2. Os sorteios foram transmitidos ao vivo pelas redes sociais da CDL-TO, na apresentação do comunicador Alan Souza, acompanhados pela imprensa, diretores e colaboradores da instituição. A campanha Compra Premiada é diferenciada pois sorteia prêmios o ano inteiro, uma forma de incentivar os consumidores a comprarem na cidade. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

Biblioteca completa 81 anos

A Biblioteca Pública Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira completou, neste fim de semana, 81 anos disponibilizando espaço confortável para estudos, muita literatura e conhecimento por meio de um acervo com mais de 40 mil livros para empréstimos, todos gratuitos à população de Uberlândia. Como homenagem, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo preparou uma programação especial como a gravação de depoimentos de pessoas que cresceram estudando na Biblioteca Municipal. (Diário de Uberlândia)

Faça download do arquivo: